A Festa do Cinema Francês celebra vinte anos e esta edição especial decorre de 3 de Outubro a 8 de Novembro em oito cidades de Portugal.

Durante cinco semanas, irá apresentar mais de cinquenta filmes em oito cidades portuguesas. Através de uma selecção de 22 filmes em antestreia, é a oportunidade de descobrir a vitalidade e a diversidade das mais recentes produções cinematográficas francesas nos seus diferentes géneros, com mais de 20 convidados de prestígio: entre eles, Anne Fontaine, Agnès Jaoui, Rémi Besanzon e Thomas Lilti.

Para além das novidades, será ainda possível assistir a uma secção de filmes de animação dedicada às crianças, famílias e escolas, rever grandes clássicos da Sétima Arte francesa em colaboração com a Cinemateca Portuguesa (um ciclo dedicado à grande figura do cinema e do teatro francês Jean-Louis Trintignant, cuja presença está confirmada; e outro com a apresentação duma selecção de filmes de Agnès Varda, incluindo o seu último “Varda par Agnès”, apresentado pela sua filha e produtora, Rosalie Varda) e descobrir jovens talentos do cinema francês com a seleção de quatro filmes em parceria com a ACID (Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion).

Visite o site oficial para mais informações sobre a programação.

Visite o Facebook da Festa do Cinema Francês.


PASSATEMPO

A Festa do Cinema Francês e o SAPO Mag têm para oferecer:

* 3 bilhetes duplos para a sessão de abertura, com "MON INCONNUE / AMOR À SEGUNDA VISTA", a 3 de outubro (quinta-feira), pelas 21h00, no Cinema S. Jorge, com a presença do realizador Hugo Gélin e da atriz Joséphine Japy
Uma manhã, Raphaël acorda e a sua vida mudou num pormenor importante: a mulher, Olivia, tornou-se uma pianista famosa e não o reconhece, não sabe quem ele é, nunca o viu. No entanto, Raphaël sabe tudo sobre Olivia e, com a preciosa ajuda de um amigo, vai tentar reconquistar esta mulher para quem ele passou a ser um perfeito desconhecido.

* 2 bilhetes duplos para a sessão de "MAYA", com Roman Kolinka e Aarshi Banerjee, a 7 de outubro (segunda-feira), pelas 21h30, no Cinema S. Jorge, com a presença da realizadora Mia Hansen Løve
Gabriel é um jornalista de guerra com pouco mais de 30 anos. Como por vezes acontece aos jornalistas de guerra, presas fáceis no meio de um conflito, o repórter francês é raptado na Síria e fica 4 meses em cativeiro com um colega. Após esta experiência traumática resolve parar por uns tempos, voltar a Goa (Índia) e à casa onde cresceu, para procurar a mãe. É aí que conhece Maya, uma jovem indiana.

* 3 bilhetes duplos para a sessão de "PREMIÈRE ANNÉE / OS CALOIROS DE MEDICINA", com Vincent Lacoste, William Lebghil e Michel Lerousseau, a 9 de outubro (quarta-feira), pelas 21h30, no Cinema S. Jorge, com a presença do realizador de Thomas Lilti
É sabido que tirar a licenciatura em Medicina não é nada fácil. Antoine vai começar pela terceira vez o primeiro ano do curso e Benjamin acaba de chegar da escola secundária. Num ambiente altamente competitivo e com noites “a marrar” os calhamaços, Benjamin vai rapidamente perder as ilusões. Em nome do desejo de vir a ser médico, os dois vão-se ajudar mutuamente a superar provas cada vez mais difíceis.

* 3 bilhetes duplos para a sessão de encerramento, com "LA BELLE ÉPOQUE / A BELLE ÉPOQUE", de Nicolas Bedos e com Daniel Auteuil, Guillaume Canet, Doria Tillier e Fanny Ardant, a 13 de outubro (domingo), pelas 21h30, no Cinema S. Jorge
Victor, um desenhador de 60 anos desiludido com a vida, que já não se interessa por nada e que parou ali algures a meio dos anos 80, vai na cantiga de Antoine. Este tipo cheio de ideias propõe-lhe uma experiência inovadora: misturando artifícios teatrais e reconstituição história, a sua empresa convida os clientes a mergulharem no período histórico que escolherem. É assim que Victor se vê reviver a semana mais marcante da sua vida, aquela em que conheceu o seu grande amor, uns bons 40 anos antes.

ATENÇÃO

O passatempo termina às 14h00 de 1 de outubro. Os resultados serão divulgados até às 16h57.

O formulário pede nome completo. As participações incompletas podem não ser consideradas.

Só é aceite uma resposta válida por endereço de e-mail e por concorrente pelo que não adianta responder ao formulário mais do que uma vez.

Com excepção dos convites para a sessão de abertura, que devem ser levantados na bilheteira do Cinema São Jorge a partir de 2 de Outubro (das 13h às 20h) e até 1 hora antes da sessão, os restantes premiados deverão levantar os convites no "Welcome Desk" da Festa no cinema (piso 0), até 30 minutos antes do início do evento. Deve ser apresentado o Cartão de Cidadão (não serão aceites fotocópias) e não serão entregues bilhetes mediante apresentação da identificação pessoal do vencedor por outras pessoas, nem cópias dos referidos documentos.

A participação nos passatempos de antestreias pressupõe a disponibilidade para assistir às sessões, pelo que, excepto em casos de força maior que deverão ser atempadamente comunicados através do email sapomag@passatempos.sapo.pt (identificado pelo nome e passatempo, incluindo a cidade), contamos com a presença de todos os premiados. Não são aceites trocas de vencedores, sendo que em caso de não possibilidade de comparência será sorteado um novo vencedor.

Concorra apenas se tem a certeza que pode estar presente.

Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não procederem desta forma.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.