Em 2024 o Eco Festival Azores Burning Summer celebra a sua 10.ª edição na Praia dos Moinhos, Porto Formoso (São Miguel, Açores) com uma festa cheia de artistas e bandas que marcaram as anteriores e com uma noite dedicada a Cabo Verde.

A ligação do Azores Burning Summer às músicas do mundo, em especial à música africana, é uma das características mais marcantes deste festival, cada vez mais cosmopolita. Há uma crescente procura pelas sonoridades quentes e exóticas de outras latitudes.

A primeira noite da 10.ª edição, 30 de agosto, é assim especialmente dedicada a Cabo Verde, tendo como principal atração a artista Mayra Andrade, que se estreia nos Açores com o projeto “reEncanto”. Acompanhada pelo compatriota Djodje Almeida na guitarra acústica, Mayra convida-nos a redescobrir algumas das suas canções mais belas, percorrendo a sua discografia desde Navega (2006) até Manga (2019), num concerto de atmosfera intimista que tem alcançado enorme sucesso nos mais variados palcos e que certamente se tornará mágico no anfiteatro natural do parque dos Moinhos. A festa cabo-verdiana continua com a autenticidade do artista Princezito e o funaná eletrizante dos Ferro Gaita. A edição deste ano contará com a presença do Ministro da Cultura de Cabo Verde, Augusto Veiga, que vem ao Azores Burning Summer celebrar e reforçar a ligação que os dois arquipélagos mantêm pela via cultural.

Para a segunda noite, 31 de agosto, foram convidados alguns dos artistas mais marcantes das edições passadas do festival. A organização convidou Moullinex (Luís Clara Gomes) para programar esta noite de sábado e para preparar um concerto especial e exclusivo para a comemoração dos 10 primeiros anos do evento, o único concerto em formato banda que Moullinex irá realizar em 2024, e terá como convidados especiais Selma Uamusse e Best Youth. Moullinex é o alter ego do produtor português, DJ e multi-instrumentista Luís Clara Gomes. Desde contemplações melancólicas na eletrónica à house e discos mais exuberantes, o seu trabalho tem colhido elogios à escala global tanto do público como da crítica.

Neste ano de celebração, a organização tonou o festival ainda mais acessível a todas as pessoas, de todas as idades.

Assim, haverá dois parques de estacionamento automóvel gratuitos, 24 horas, com capacidade para um total de 1600 viaturas, para reduzir o tráfego, a pegada carbónica e melhorar a qualidade da vivência na zona dos Moinhos e recintos do festival. Haverá ainda estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida. A organização incentiva a partilha de veículos (car sharing), bem como a mobilidade pedonal (os parques de estacionamento são localizados a 1 e quilómetros do recinto) e será disponibilizado um serviço de shuttle gratuito, com recurso a veículos elétricos, que faz a ligação (ida e volta) entre os parques de estacionamento e os recintos do evento e praia dos Moinhos, das 12h00 às 6h00 do dia seguinte, nos dias 30 e 31 de agosto. Todos os acessos são direcionados por elementos da organização e polícia de segurança pública.

PROGRAMA MUSICAL

30 de agosto, sexta-feira:

Praia dos Moinhos
16:00 DJ Set - Narco Paulo
18:00 Moinhos Revival Jam by Jaime Goth
20:00 FIM

Parque dos Moinhos
20:00 DJ Set - Novo Major
21:30 Concerto - Princezito
22:30 DJ Set - Adrian Sherwwod & Ghetto Priest
23:30 Concerto - Mayra Andrade
00:45 DJ Set - Milhafre
01:45 Concerto - Ferro Gaita
03:00 DJ Set - Mesquita & Laura
04:30 FIM

31 de agosto, sábado:

Praia dos Moinhos
16:00 DJ Set - FLiP
18:00 Moinhos Revival Jam by Ricardo Reis
20:00 FIM

Parque dos Moinhos
20:00 DJ Set - Isilda Sanches
21:30 Concerto - Da Chick
22:30 DJ Set - Herberto Quaresma
23:30 Concerto - Moullinex
00:45 DJ Set - Pedro Tenreiro
01:45 Concerto - Xinobi
03:00 DJ Set - Moullinex + Xinobi
04:30 FIM

Praia dos Moinhos
04:30 Landart - BURNING LOVE/ Instalação de fogo
06:00 FIM

PASSATEMPO

O SAPO Mag tem para oferecer 6 passes duplos para o Eco Festival Azores Burning Summer, que decorre a 30 a 31 de agosto na Praia dos Moinhos, Porto Formoso (São Miguel, Açores)

Basta responder a uma pergunta no fim desta página.

ATENÇÃO

O passatempo termina às 15h59 de 27 de agosto. Os resultados são divulgados até às 18h00.
O formulário pede nome completo. As participações incompletas podem não ser consideradas.
Só é aceite uma resposta válida por endereço de e-mail e por concorrente pelo que não adianta responder ao formulário mais do que uma vez.
Os participantes deverão seguir uma das redes sociais do SAPO (Facebook ou Instagram).
Os bilhetes (em pdf) serão enviados automaticamente por email, diretamente para os destinatários, através da plataforma SEETICKETS.
Os bilhetes apresentam QR Code que deverá ser validado na bilheteira do festival.
Os bilhetes terão o nome dos titulares e são intransmissíveis.
Para levantar a pulseira que dá acesso ao evento será necessário apresentar o bilhete e cartão de cidadão para validação na bilheteira do festival. Não serão entregues bilhetes mediante apresentação da identificação pessoal do vencedor por outras pessoas, nem cópias dos referido
A participação nos passatempos pressupõe a disponibilidade para assistir, pelo que, exceto em casos de força maior que deverão ser atempadamente comunicados através do email sapomag@passatempos.sapo.pt (identificado pelo nome e passatempo, incluindo a cidade), contamos com a presença de todos os premiados. Não são aceites trocas de vencedores, sendo que em caso de não possibilidade de comparência será sorteado um novo vencedor.
Concorra apenas se tem a certeza que pode estar presente.
Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não procederem desta forma.