Já estão escolhidos os oito finalistas do Festival da Canção 2019.NBC, Surma, Madrepaz e Mariana Bragada juntam-se a Matay, Conan Osíris, Calema e Ana Cláudia na final do concurso da RTP, marcada para dia 2 de março, na Portimão Arena.

"Igual a Ti", de NBC, foi o tema mais votado na segunda semifinal, com um total de 22 pontos - 10 pontos júri e 12 pontos do televoto. Em segundo lugar ficou Surma, com "Pugna" (18 pontos), seguida pelos Madrepaz, com a canção "Mundo a Mudar"  (16 pontos).

Mariana Bragada e Dan Riverman conquistaram ambos 15 pontos. Como prevê o regulamento, em caso de empate o voto dos jurados prevalece - Mariana Bragada, com o tema "Mar Doce" recebeu 8 pontos do júri, enquanto a canção "Lava", de Dan Riverman, recebeu com sete pontos.

O tema mais votado pelo júri foi "Pugna", de Surma, seguido de"Igual a Ti", de NBC. “Mar Doce” (Mariana Bragada) recebeu oito pontos. Já "O Lugar" (André Tentúgal/ Lara Laquiz) conquistou a pontuação mais baixa atribuída pelos jurados e pelo televoto, somando no total cinco pontos.

PONTUAÇÕES:

Qualificados para a final:

NBC - "Igual a Ti" (10 júri + 12 televoto = 22 pontos)

Surma - "Pugna" (12 júri + 6 televoto = 18 pontos)

Madrepaz - "Mundo a Mudar" (6 júri + 10 televoto = 16 pontos)

Mariana Bragada - "Mar Doce" (8 júri + 7 televoto = 15 pontos)

Eliminados:

Dan Riverman - "Lava" (7 júri + 8 televoto = 15 pontos)

João Couto - "O Jantar" (5 júri + 5 televoto = 10 pontos)

Mila Dores - "Debaixo do Luar" (4 júri + 4 televoto = 8 pontos)

Lara Laquiz - "O Meu Lugar" (3 júri + 3 televoto = 6 pontos)

Antes de serem anunciados os quatro novos finalistas, José Carlos Malato e Jorge Gabriel recordaram que Simone de Oliveira levou "Desfolhada" ao Festival Eurovisão da Canção há 50 anos.

A segunda semifinal contou ainda com a atuação dos Kumpania Algazarra, que recordaram alguns dos temas que representaram Portugal no festival da Eurovisão nos anos 1970. Para a atuação, banda convidou Carlos Mendes, que interpretou "A festa da vida" (1972).

Manuela Bravo também se juntou aos Kumpania Algazarra no palco do Festival da Canção. A artista recordou "Sobe, sobe, balão sobe", tema que representou Portugal em 1979.

Na 53ª edição do Festival da Canção concorreram 16 temas. "O Jantar” (Pedro Pode/João Couto), “O Lugar” (André Tentúgal/ Lara Laquiz), “Igual a ti” (NBC), “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz), “Debaixo do luar” (Rui Maia/Mila Dores), “Mar Doce” (Mariana Bragada), “Lava” (Miguel Guedes/Dan Riverman) e “Pugna” (Surma) foram os temas apresentados na segunda semifinal.

Já na primeira semifinal competiram “Mais brilhante que mil sóis” (composta por Flak e interpretada por Ela Limão), “A dois” (composta e interpretada por Calema), “Hoje” (Filipe Keil),“Telemóveis” (Conan Osíris), “Inércia” (D’Alva/Ana Cláudia), “O meu sonho” (Lura/Soraia Tavares), “É o que é” (D.A.M.A./João Dungo) e “Perfeito” (Tiago Machado/Matay).

Em cada semifinal foram eleitos quatro candidatos para a Final da 53ª edição do Festival da Canção que terá então lugar, no dia 2 de março, no Portimão Arena, e será conduzida pelos apresentadores Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. A canção eleita em Portimão representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção), que terá lugar a 14, 16 e 18 de maio, em Telavive, Israel.

A escolha dos temas das semifinais foi feita com base no televoto e nos votos de um júri, liderado por Júlio Isidro. Isaura (cantora, compositora, e autora da canção vencedora do ano passado), Álvaro Costa (radialista, DJ e apresentador de televisão), Selma Uamusse (cantora de origem moçambicana com trajetória entre o jazz, o gospel e a soul), Pedro Penim (membro fundador e diretor artístico do Teatro Praga, é também encenador e ator), Maria João (cantora de jazz, com vasta discografia e reconhecida a nível internacional) e Rita Redshoes (cantora, compositora e instrumentista) são os jurados escolhidos pela RTP.

As votações decorreram sob um esquema de 50/50: o peso do voto foi repartido entre o público e o júri. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.

VEJA AS ATUAÇÕES:

1. "O Lugar" - Lara Laquiz

Lara Laquis foi a primeira artista a subir ao palco da segunda semifinal do concurso. Em palco, a artista que apresentou o tema "O Lugar" (André Tentúgal) esteve acompanhada por dois bailarinos.

Veja aqui a atuação.

Veja o vídeo de apresentação:

2. "Lava" - Dan Riverman

Miguel Guedes é o autor do tema "Lava". Dan  Riverman foi o artista escolhido para interpretar o tema na segunda semifinal do Festival da Canção. Nas redes sociais, vários fãs elogiaram a atuação.

Veja aqui a atuação.

Veja o vídeo de apresentação:

3. "Mar Doce" - Mariana Bragada

Mariana Bragada compôs e interpretou "Mar Doce", o terceiro tema a ser apresentado no palco do estúdio 1 da RTP, em Lisboa. No Twitter, os espectadores frisaram que foi uma das surpresas da noite.

Veja aqui a atuação.

Veja o vídeo de apresentação:

4. "O Jantar" - João Couto

João Couto foi o quarto artista a pisar o palco. O jovem cantor, que lançou o seu primeiro disco no final de 2018, interpretou o tema "O Jantar".

Veja aqui a atuação.

Veja o vídeo de apresentação:

5. "Mundo A Mudar" - Madrepaz

Os Madrepaz apresentaram "Mundo a Mudar" no palco do Festival da Canção.

Veja aqui a atuação.

Veja o vídeo de apresentação:

6. "Pugna" - Surma

Surma apresentou "Pugna" no Festival da Canção. A atuação da artista foi uma das mais comentadas nas rede sociais.

Veja aqui a atuação.

Veja o vídeo de apresentação:

7. "Debaixo Do Luar" - Mila Dores

Ao piano, Mila Dores interpretou o tema "Debaixo Do Luar".

Veja aqui a atuação.

Veja o vídeo de apresentação:

8. "Igual A Ti" - NBC

NBC foi o último artista a atuar na segunda semifinal da 53ª edição do Festival da Canção.

Veja aqui a atuação.

Veja o vídeo de apresentação:

A música “O Jardim”, interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura, venceu o concurso no ano passado, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, na sequência de o país se ter sagrado vencedor em 2017, em Kiev com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral.

OS VÍDEOS DE APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS

Este ano, os vídeos de apresentação dos candidatos foram gravados em Portimão e em zonas circundantes, "em experiências únicas e singulares que os turistas e visitantes podem, de igual forma, usufruir durante todo o ano na região".

"Conduzir um carro de alta cilindrada num circuito fechado, jogar uma partida de golf, navegar junto à costa ou subir o rio Arade, saltar de um avião a 4.600 metros de altitude, apreciar um pôr do sol em Alvor, visitar o Museu de Portimão, comprar local no Mercado Municipal, aprender a confecionar Doce Fino ou uma cataplana, ou participar numa corrida de karts foram, desta modo, algumas das experiências proporcionadas aos 16 artistas candidatos e que, em qualqueraltura, podem ser usufruídas por quem visite o município, no âmbito da sua oferta turística", explica a RTP em comunicado.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.