Depois de Londres, em 2017, os MTV Europe Music Awards estão de regresso a Espanha (2002 em Barcelona e 2010 em Madrid) e realizam-se pela primeira vez em Bilbau. A entrega dos prémios decorre no Centro de Exposições da cidade, com transmissão em direto na MTV Portugal. O SAPO Mag também está na cerimónia e na passadeira vermelha e vai contar-lhe tudo, mesmo o que não verá na televisão.

Considerado a segunda entrega de prémios mais importante da MTV, depois dos Video Music Awards (VMAs), os EMA surgiram em 1994 para celebrar os artistas, músicas e videoclips mais populares na Europa. A cerimónia deste domingo marca a 24ª edição e o regresso a Espanha, pela terceira vez.

Na abertura da red carpet, ou da passadeira cor-de-rosa neste caso, a cantora mexicana Sofia Reyes interpretou o tema "1,2,3".

Veja o direto na abertura da red carpet dos MTV EMAs:

OS NOMEADOS

Camila Cabello lidera a corrida com seis nomeações, incluindo Best Song e Best Video, com o tema “Havana”. Ariana Grande e Post Malone – que somam cinco nomeações cada - também seguem na frente. Já Shawn Mendes, Drake e Dua Lipa somam quatro nomeações.

Ariana Grande, Camila Cabello, Drake, Dua Lipa e Post Malone estão na corrida a Melhor Artista do Ano, uma das categorias mais cobiçadas. A corrida pelo galardão de Melhor Vídeo também é uma das mais disputadas - Ariana Grande ("no tears left to cry"),  Camila Cabello ("Havana" ft. Young Thug), Childish Gambino ("This Is America"), Lil Dicky ("Freaky Friday" ft. Chris Brown) e  The Carters ("APES**T") são os nomeados.

Na gala deste domingo será também destacado o trabalho dos novos artistas. Anne-Marie, Bazzi, Cardi B, Hayley Kiyoko e Jessie Reyez estão na corrida ao MTV EMA - Best New.Na cerimónia, Janet Jackson vai ser homenageada com o galardão Global Icon nos MTV Europe Music Awards.  A cantora vai ainda apresentar um medley dos principais temas da sua carreira, incluíndo o seu novo single, "Made for Now".

Este ano, a MTV criou ainda um novo prémio, o MTV EMA Generation Change Award - a nova categoria pretende homenagear e incentivar "os jovens destemidos que lutam todos os dias para mudar o mundo em diferentes partes do globo".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.