Depois de quatro edições na Exponor, em Matosinhos, a Comic Con Portugal muda-se para Oeiras, para o Passeio Marítimo de Algés, onde vai ficar durante pelo menos três edições, até 2020, anunciou a organização na manhã desta quarta-feira, 21 de fevereiro, em conferência de imprensa.

Ao contrário do habitual - o evento de cultura pop sempre se realizou em dezembro -, a edição de 2018 irá decorrer de 6 a 9 de setembro.

Comic Con Portugal - Conferência

Queremos construir uma nova dinâmica, queremos sempre melhorar e iremos fazer uma expansão", disse Paulo Cardoso, o diretor-geral da Comic Con Portugal, durante a conferência. "O Passeio Marítimo de Algés vai permitir novas experiências", acrescentou.

Apesar de o espaço ser ao ar livre, a organização da convenção garante que o conceito não vai mudar. "O espaço em si, por não ter estruturas, permite-nos imaginar. Vamos criar estruturas necessárias para as atividades e o conceito dos auditórios vai manter-se", explicou Paulo Cardoso.

O Passeio Marítimo de Algés é um terreno alcatroado, junto do rio Tejo que habitualmente acolhe em julho o festival Nos Alive, com uma capacidade - naquele contexto - para cerca de 50 mil pessoas.

Todas as áreas às quais a Comic Con se dedica, como a banda desenhada, o cinema, a televisão, o 'cosplay' ou a zona comercial, sofrerão alterações, mas o espírito da convenção mantém-se, disse o diretor-geral.

Durante a conferência de imprensa, foram também anunciados os primeiros convidados confirmados para a edição deste ano, todos autores de banda desenhada. Yves Sente e Batem, autores belgas de banda desenhada, e Mark Waid, argumentista de banda desenhada que participou em títulos como "Super-Homem", "Capitão América", "Quarteto Fantástico" e "Daredevil" têm presença garantida na Comic Con.

“Somos o parceiro natural deste tipo de eventos”, sublinhou Francisco Gonçalves, Vice-Presidente da Câmara de Oeiras, acrescentando que as negociações decorrem há algum tempo. O município vai entrar com um subsídio de 250 mil euros e com apoio logístico no valor de mais de 80 mil euros.

Isaltino Morais diz que a Comic Con é "um evento único que atrai um universo grande de admiradores e que vai em linha com a nossa estratégia de concentrar aqui grandes eventos, quer na Cultura, no Desporto, ou na Tecnologia". "A localização junto à capital dá uma centralidade única a Oeiras e por isso é natural que a Comic Con queira aqui instalar-se, pela nossa capacidade de atrair muitas pessoas”, pode ler-se, em comunicado enviado pela Câmara Municipal de Oeiras.

Comic Con Conferência

Paulo Rocha Cardoso espera receber pelo menos 100 mil pessoas, a mesma audiência da Comic Con de 2017.

As primeiras quatro edições da Comic Con Portugal, entre 2014 e 2017, decorreram em Matosinhos, tendo a mais recente decorrido de 14 a 17 de dezembro do ano passado, na Exponor.

Os bilhetes vão variar entre os 25 euros, diário, e os 75 euros do passe geral.

A quarta edição da Comic Con Portugal realizou-se nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro de 2017. No ano passado, segundo a organização, passaram mais de 100 mil pessoas pela Exponor, em Matosinhos.

Em conversa com o SAPO Mag, Paulo Rocha Cardoso, da organização do evento de cultura pop, sublinhou que a edição do ano passado foi uma das mais ricas em termos de conteúdos. "Este ano tivemos um grande dinamismo, especialmente com a indústria de cinema, televisão e de banda desenhada. Foi dada a oportunidade a todos os visitantes de experimentarem aquilo que melhor se faz na cultura pop", defendeu.

Edward James Olmos, ator norte-americano que vai voltar a interpretar Gaff, ao fim de 35 anos, em "Blade Runner 2049", Dominic Purcell (Lincoln Burrows na série "Prison Break"), Kirsten Vangsness (Penélope Garcia em "Mentes Criminosas"), a portuguesa Daniela Ruah, Clark Gregg (Agente Phil Coulson no Universo Cinematográfico Marvel) e Simon Merrells, que vestiu a pele de Licinius Crassus na terceira temporada de "Spartacus", foram alguns dos convidados que passaram pela edição de 2017 da Comic Con Portugal.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.