Este prémio, o European Cartoon Award, reconhece o melhor cartoon editorial que tenha sido publicado num órgão de comunicação social europeu e tem um valor monetário de 10.000 euros.

Segundo a organização, entre os 16 finalistas ao prémio estão Cristina Sampaio, com um cartoon publicado no jornal Público que alude à Rússia e ao presidente, Vladimir Putin; e António Antunes por um cartoon que critica o regime do Irão, com uma caricatura do líder religioso Ali Khamenei publicada no semanário Expresso.

Cristina Sampaio trabalha como ilustradora e cartoonista desde os anos 1980, com uma longa lista de colaborações na imprensa nacional e internacional, e com obra publicada para a infância. Recebeu vários prémios, entre os quais o World Press Cartoon e o Prémio Stuart de desenho de imprensa.

Recentemente, o nome de Cristina Sampaio esteve envolto em polémica por causa de um cartoon animado para o coletivo Spam Cartoon, que remetia para um acontecimento em França, sobre um jovem francês que morreu às mãos da polícia, e que depois deu origem a vários tumultos no país.

António Antunes, que assina apenas como António, soma quase cinquenta anos de trabalho como cartoonista e caricaturista na imprensa portuguesa, em particular no semanário Expresso, acumulando também várias controvérsias, desde uma caricatura do Papa João Paulo II com um preservativo no nariz, no começo da década de 1990, a um cartoon com o então presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu, tendo sido acusado de antissemitismo e levado a que o jornal New York Times abandonasse a publicação de cartoons na sua edição internacional.

É um dos mais premiados cartoonistas portugueses, tendo recebido, entre outros, o Grande Prémio do Salão Internacional de Cartoon de Montreal e o Prémio Stuart. Este ano foi condecorado com a Ordem da Liberdade pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O vencedor, segundo e terceiro lugares e menções honrosas do European Cartoon Award serão anunciados a 14 de setembro no museu Beeld & Geluid, em Haia, nos Países Baixos, no âmbito de um dia inteiramente dedicado ao cartoon editorial.

A par da cerimónia, acontecerá naquele museu uma exposição com uma seleção de 40 cartoons candidatos ao prémio.

O European Cartoon Award é uma iniciativa da fundação European Press Prize e do Studio Europa Maastricht.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.