A Walt Disney Company vai doar um milhão de dólares [891 mil euros] às vitimas do ataque terrorista em Orlando.

A contribuição vai ser entregue a um fundo especial, OneOrlando, criado pelo presidente da câmara local.

A Walt Disney promete ainda igualar qualquer doação que seja feita pelos seus funcionários, que só na cidade de Orlando chegam aos 74 mil, e pretende fornecer alojamento aos amigos e familiares das vítimas, num âmbito da colaboração entre as autoridades locais e a associação de hotelaria da Flórida.

Na madrugada de domingo, antes de ser abatido pelas forças especiais, Omar Matee matou 49 pessoas e feriu outras 53 numa discoteca gay, no pior ataque de terror e ódio a tiro da história dos Estados Unidos.

A Walt Disney Parks and Resorts, responsável pela gestão dos parques, cruzeiros e outras atrações da companhia, aumentou drasticamente as suas medidas de segurança.

Para além da presença de mais agentes uniformizados e à paisana, está a ser ponderada a instalação nas próximas semanas de mais sistemas eletrónicos.

As celebrações 'Gay Day' que se realizam de forma não oficial nos parques desde a década de 1990 também serão acompanhadas com muito mais atenção: em Orlando já se realizaram entre 31 de maio e 6 de junho, mas em Anaheim decorrem entre 30 de setembro e 2 de outubro.

Foi noticiado que Mateen visitou a Walt Disney World de Orlando com a esposa em abril, tendo os 'media' norte-americanos especulado que se pode ter tratado de uma visita de reconhecimento para um possível ataque.