Nesta primeira edição, o festival decorrerá no Centro Cultural de Belém (CCB), no cinema São Jorge e na Cinemateca, com a exibição de filmes com música ao vivo e oficinas para famílias sobre música, som, cinema e imagens de arquivo.

O Underscore começa no CCB com "O Homem Forte", considerado um dos filmes mais importantes do cinema mudo polaco, dado como perdido e que foi redescoberto em 1997, na Cinemateca Real da Bélgica. A exibição contará com música inédita interpretada pelo grupo de jazz polaco Pink Freud.

Da programação destaque para "Mulheres da Beira", filme mudo que o realizador italiano Rino Lupo fez em 1923 e que será exibido na sexta-feira, na Cinemateca, com música original do compositor e pianista Nicholas McNair.

No sábado de manhã, no Cinema São Jorge, prepara-se uma oficina para famílias centrada em curtos filmes de animação da autora alemã Lotte Reiniger, feitos entre as décadas de 1920 e 1960, com improvisação ao piano por Neil Brand e narração pela poetisa e coreógrafa portuguesa Sónia Baptista.

Com direção artística de Érica Faleiro Rodrigues e Diogo Alvim, o festival Underscore tem como objetivo aprofundar "a criação e a discussão no campo da música e das artes sonoras na sua relação com a imagem em movimento e o arquivo".

"O Underscore vem trazer o som e a música de fundo para primeiro plano – para o palco em frente à tela", afirma a direção do festival.

O Underscore - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo decorrerá de 13 a 17 de junho e faz parte da programação das Festas de Lisboa.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.