O antigo produtor Harvey Weinstein, de 68 anos, foi acusado de abusos sexuais por mais quatro mulheres.

O processo submetido em Nova Iorque identifica-as apenas por "Jane Does I-IV" e inclui alegadas violações ocorridas em encontros privados em festivais de cinema como Cannes e Veneza, entre 1984 e 2013.

Harvey Weinstein, de 68 anos, já está a cumprir uma sentença de 23 anos em Nova Iorque, onde um tribunal o considerou culpado de violação e abuso sexual, no que foi considerado uma vitória do movimento #MeToo contra o abuso sexual na indústria cinematográfica.

"Jane Doe I", uma mulher do Equador agora com 70 anos, acusa Harvey Weinstein de a ter apalpado em Cannes em 1984.

"Jane Doe II", do estado do Tennessee, diz ter sido aprisionada, atacada e violada num quarto de hotel aos 17 anos em 1994, com o produtor a confiscar ainda um documento de identificação e ameaçando excluí-la da indústria e prejudicar a sua família se contasse o que tinha acontecido.

Os outros casos são mais recentes: "Jane Doe III", de 38 anos, alega ter sido violada no apartamento dele em Nova Iorque em 2008, enquanto "Jane Doe IV", de 35 anos, diz que isso aconteceu durante o Festival de Cinema de Veneza de 2013.

Também estão como réus no processo o irmão Bob Weinstein e os estúdios Miramax e Disney, sob o fundamento de que sabiam ou era razoável presumir que deviam ter conhecimento que o produtor tinha a propensão para se envolver em condutas sexuais incorretas e abuso de poder.

Harvey Weinstein enfrentará ainda novas acusações na Califórnia, ainda sem data definida.

Se for condenado por todas as acusações, vai enfrentar uma sentença adicional de 29 anos de prisão.

Após várias denúncias de má conduta publicadas na imprensa, foi expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que premiou vários dos seus filmes com Óscares.

Angelina Jolie e Salma Hayek estão entre quase 90 mulheres que relataram décadas do comportamento predatório do então poderoso produtor, que sempre negou as acusações.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.