A presença de uma banda internacional, pela primeira vez no historial do festival, resulta de um "esforço do município em melhorar a qualidade" e para "proporcionar um evento que vá ao encontro das expectativas dos jovens e estudantes do concelho", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha.

Segundo o autarca, o cartaz reflete os resultados de um inquérito em que foram auscultados os interesses do público-alvo do evento, num universo integrado pelos estudantes da Escola Secundária D. Sancho II e Escola Superior Agrária de Elvas, pelos portadores do cartão Smartjovem e pelas associações locais, ao qual responderam 858 inquiridos.

Os jamaicanos Inner Circle, a emblemática banda de reggae que, por duas vezes, foi vencedora de um Grammy Award, vão fechar no sábado à noite o festival, após cinco dias de festa num recinto coberto, instalado no Parque da Piedade, em Elvas, no distrito de Portalegre.

Um espetáculo de tunas e as atuações de Quim Barreiros, D.A.M.A., David Carreira e os dj Wilson Honrado, João Vaz e Diego Miranda integram também o cartaz da iniciativa.

"O festival tem vindo a crescer de ano para ano e a adesão tem sido muito boa, conseguindo atrair muitos jovens de Elvas e arredores", adiantou o autarca.

Nuno Mocinha destacou ainda a importância da iniciativa, por "possibilitar, para lá da festa e convívio entre os mais novos, a realização de concertos e atuações de artistas de renome, posicionando o concelho no panorama dos eventos musicais a nível nacional".

Depois de no primeiro dia os espetáculos começarem com a atuação de tunas académicas, subindo depois ao palco Quim Barreiros, a quarta-feira está reservada para dois grupos locais subirem ao palco, os Made In e os Double Mars, seguindo-se o rapper Dillaz.

Na quinta-feira atuam os D.A.M.A. e o cantor Jimmy P, além de Wilson Honrado e Gao Percussion, e, no dia seguinte, Elvas acolhe a banda ÀTOA, de Évora, David Carreira e, a finalizar a noite, a Dupla Mete Cá Sets.

Na última noite do evento, sábado, os Soversion, banda de ‘covers’ de Elvas, dão o mote inicial à animação, seguidos do cantor C4 Pedro e do reggae de Inner Circle. A encerrar a Semana da Juventude e Académica, Diego Miranda atua no palco do recinto do Parque da Piedade.

A iniciativa é organizada pela câmara municipal, pela Escola Superior Agrária de Elvas e pela associação de estudantes, em colaboração com a Escola Secundária D. Sancho II e o Instituto Português do Desporto e da Juventude.