Já foram escolhidos os primeiros finalistas da edição de 2021 Festival da Canção. Valéria, The Black Mamba, Karetus & Romeu Bairos, Fábia Maia e Sara Afonso conquistaram um lugar na final do concurso da RTP1.

"Na Mais Profunda Saudade", de Valéria, "Love is on My Side", dos The Black Mamba, "Dia Lindo", de Fábia Maia, e "Contramão", de Sara Afonso, vão ser ouvidos na gala final do festival - pode rever aqui todas as atuações da primeira semifinal.

Reveja as atuações dos cinco finalistas:

À semelhança do que acontece no Festival da Eurovisão da Canção, a RTP decidiu "manter o suspense durante as semifinais e revelar apenas as cinco canções mais votadas e que ficam apuradas para a Grande Final, sem revelar as pontuações individuais". "As pontuações obtidas pelas canções, tanto no voto do júri como no voto do público, apenas serão reveladas depois da grande final no site oficial do Festival da Canção", explicou o canal.

Tal como é habitual, as votações decorreram no esquema de 50/50: o peso do voto foi repartido entre o público e o júri escolhido pela RTP - Marta Carvalho, NBC, Paulo de Carvalho, Rita Carmo, Rita Guerra e Vanessa Augusto foram os convidados pelo canal. Já na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas.

Dos concorrentes aos convidados especiais: a primeira semifinal

Em cada semifinal são apresentadas 10 canções concorrentes, cinco das quais serão apuradas para a grande final.

Este sábado, dia 20 de fevereiro, The Black Mamba foram os primeiros a subir ao palco da RTP, seguindo-se Valéria, mema., Nadine, Miguel Marôco, Fábia Maia e IRMA. Já Karetus & Romeu Bairos, Sara Afonso e IAN fecharam a primeira ronda de atuações.

A atuação de Karetus & Romeu Bairos foi uma das mais elogiadas da noite nas redes sociais. Em palco, o artista surgiu dentro de um cubo gigante iluminado e a apresentação da canção terminou com uma coreografia protagonizada por Caretos de Podence, que usaram máscaras com ecrãs.

A atuação de IAN, que fechou a primeira ronda, também esteve em destaque. Além do vestido com radiografias espetadas nas costas e do cabelo ao estilo de SIA, a artista usou uma barriga de grávida falsa que foi crescendo ao longo da atuação.

Já IRMA levou para palco um pequeno piano em forma de livro. Os restantes concorrentes optaram por jogos de luzes simples, sem adereços em palco.

Reveja o resumo todas as atuações:

Além das atuações dos participantes, a primeira semifinal contou com dois momentos musicais. Elisa, que venceu a edição de 2020 do festival, apresentou em palco o seu novo single "Na Ilha", editado esta sexta-feira, dia 19 de fevereiro.

Veja a atuação de Elisa:

A cantora Dora também também marcou presença na emissão. A artista, que venceu a edição de 1986, apresentou o tema "Não Sejas Mau Para Mim".

Veja a atuação de Dora:

A primeira semifinal foi conduzida por Sónia Araújo e Jorge Gabriel. Já na segunda semifinal, encontraremos Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato e a final será conduzida por  Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Nos três programas na Green Room ficará Inês Lopes Gonçalves. Nas redes sociais, a emissão da RTP estará  nas mãos de Joana Martins.

Pela primeira vez na história, devido à pandemia, este ano, o Festival da Canção contou com público em estúdio e a final não se irá realizar numa sala de espetáculos. "Este ano será, contudo, um pouco diferente uma vez que a emergência de saúde pública que vivemos assim o impõe. Não podemos por isso ter a companhia do publico em estúdio", sublinhou a RTP1, em comunicado.

VEJA AS ATUAÇÕES:

The Black Mamba – Love is on My Side

Valéria – Na Mais Profunda Saudade 

mema. – Claro Como Água 

Nadine – Cheguei Aqui 

Miguel Marôco – Girassol 

Fábia Maia – Dia Lindo 

IRMA – Livros

Karetus & Romeu Bairos – Saudade

Sara Afonso – Contramão

IAN – Mundo

Segunda semifinal

A segunda semifinal do Festival da Canção está agendada para o dia 27 de fevereiro. Da Chick será a primeira a subir ao palco do concurso, seguindo-se as atuações de Tainá , Ariana, EU.CLIDES, Joana Alegre, Pedro Gonçalves, Ana Tereza, Carolina Deslandes, Graciela e NEEV.

Conheça as canções [clique no nome da canção para ouvir]:

Da Chick – I Got Music

Tainá – Jasmim

Ariana – Mundo Melhor

EU.CLIDES – VOLTE-FACE 

Joana Alegre – Joana do Mar

Pedro Gonçalves – Não Vou Ficar

Ana Tereza – Com um Abraço

Carolina Deslandes – Por um Triz

Graciela – A Vida Sem Acontecer

NEEV – Dancing in the Stars

#OFestivaléNosso: uma edição condicionada pela pandemia

Festival da Canção

"Quando, há quase um ano, Elisa e a compositora da canção, Marta Carvalho, se juntaram no palco do Coliseu Comendador Roldão Almeida (em Elvas) para cantar uma vez mais 'Medo de Sentir', que tinha acabado de vencer o Festival da Canção 2020, nenhum de nós imaginava o que o futuro nos guardava. O cancelamento, inédito, da edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção, obrigou a EBU a repensar regras que, agora, permitam encarar com outra confiança a realização do concurso em 2021. Há vários cenários em função das medidas que a saúde pública possa levantar. E com essa certeza em mãos, a RTP avança para a realização do Festival da Canção 2021, cujo vencedor representará Portugal em maio em Roterdão", recorda a RTP.

Em 2021, não há risco de o concurso, que reúne representantes de 41 países, não acontecer, visto que os concorrentes vão gravar as atuações nos seus países.

As semifinais da 65.ª edição do festival Eurovisão da Canção estão marcadas para os dias 18 e 20 de maio e, a final, para o dia 22 do mesmo mês.

Devido à pandemia, este ano, o Festival da Canção não vai contar com público em estúdio e a final não se irá realizar numa sala de espetáculos. "Este ano será, contudo, um pouco diferente uma vez que a emergência de saúde pública que vivemos assim o impõe. Não podemos por isso ter a companhia do publico em estúdio. Mas todos poderão acompanhar a transmissão do Festival da Canção em direto na RTP1, RTP Play, RTP Internacional e nas redes sociais da RTP, e contar ainda com uma emissão especial da Antena 1", adianta a estação comunicado.

Festival da Canção
créditos: WWW.PEDROPINA.NET

"Da soma de tantos esforços e entusiasmos, nasceu o mote para a edição deste ano: #OFestivaléNosso. Porque esta é sempre uma experiência partilhada. Até mesmo num tempo em que vivemos mais separados uns dos outros, o Festival da Canção não deixa assim de ser um espaço de ligação", sublinha o canal.

Anne Victorino D’Almeida, Carolina Deslandes, Da Chick, Fábia Maia, Filipe Melo, Hélder Moutinho, Ian, Irma, Joana Alegre, João Vieira, Karetus, Neev, Pedro Da Linha, Stereossauro, Tainá, Tatanka, Virgul e Viviane foram os artistas convidados a compor canções pela estação pública.

Os dois compositores escolhidos através de concurso são Miguel Marôco e Pedro Gonçalves. "Este ano, tivemos mais de 690 candidaturas para participar no Festival da Canção", revelou a apresentadora no arranque da conferência de imprensa virtual.

“O Festival da Canção de 2021 contará com 20 canções a concurso. Dessas, 18 resultam de convites diretos da RTP, uma vez mais tendo em conta a representação da diversidade de géneros musicais e artistas com obra pública. A novidade está nas restantes entradas, com a seleção de dois autores através da livre submissão de canções. A RTP registou, este ano, a maior participação de sempre neste formato de submissão, com 693 contribuições de maquetes via email”, refere a estação pública num comunicado.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.