De acordo com a programação no site do museu, este ciclo, que decorre até 30 de setembro, terá a participação de especialistas e companhias que irão realizar espetáculos, palestras e ‘masterclasses’.

Na quinta e na sexta-feira está prevista a apresentação do espetáculo "Antologia", do catalão Jordi Bertran, e no sábado e domingo será a vez de Bernd Ogrodnick - artista alemão que vive e trabalha na Islândia - com "Metamorphosis".

A 27 e 28 de setembro, decorrerá a programação "Fios na Rua", com apresentações de várias companhias, e também o espetáculo "Fios na Capela", e a 29 e 30 de setembro, será a vez da apresentação de "Identitats", pelo Rocamora Teatre.

Dedicado totalmente ao universo da marioneta, à sua história e interpretação e à divulgação do teatro de marionetas, o Museu da Marioneta reúne coleções de máscaras e marionetas, oriundas desde a Ásia, Europa, África, e América Latina, sobretudo de países como o Brasil e pelo México.

Grande parte do espólio do museu foi cedido pelo colecionador Francisco Capelo.

Criado em 1987 pela Companhia de Marionetas de São Lourenço, o projeto foi interrompido em 2000, por falta de apoios, tendo o seu acervo sido instalado desde 2001 no Convento das Bernardas, na Madragoa, através de um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa.