Dr. Seuss é o nome pelo qual é conhecido o escritor, ilustrador e cartoonista norte-americano Theodor Seuss Geisel, que morreu em 1991, deixando mais de sessenta livros para crianças, quase todos de poesia, traduzidos em mais de trinta línguas.
Em Portugal, a publicação da obra do autor é residual, tendo sido editado o livro "O gato do chapéu", pela Gradiva. "Que amigo levo comigo?", que teve em julho uma tiragem de um milhão de exemplares nos Estados Unidos, é o primeiro de uma série de obras do autor que a Boooksmile vai editar nos próximos meses.
Escrito em rimas, "Que amigo levo comigo?" terá sido escrito e ilustrado por Dr. Seuss, entre os anos 1950 e 1960, e foi descoberto pela viúva e por uma assistente em 2013, entre papéis e desenhos dispersos, reunidos numa caixa.
O livro, que tem tradução portuguesa de José Dias Pires, conta a história de dois irmãos que vão a uma loja escolher um animal de estimação para levar para casa. As rimas sucedem-se consoante os dilemas de escolhas das crianças, entre um cão e um gato, um pássaro, peixes ou um coelho.
Theodor Seuss Geisel fez ilustração para publicidade, mas também para revistas como a Life e a Vanity Fair, antes de publicar o primeiro livro para crianças, "And to think that I saw it on Mulberry Street", em 1937.
"O facto de escrever poesia para crianças não lhe trouxe na altura o reconhecimento devido. E a muitos não agravada, de todo, o facto de Dr. Seuss adorar inventar palavras que não constavam dos dicionários", afirma a editora portuguesa.
A verdade é que a obra de Dr. Seuss acabou por ser largamente premiada e lida pelos mais novos, tendo sido também adaptada para televisão - por exemplo, "Gerald McBoing-Boing" - e cinema, nomeadamente nos filmes "Lorax" (2012), "Grinch" (2000) e "Horton e o mundo dos quem" (2008).
Em 1984, Dr. Seuss recebeu um prémio Pulitzer pelo contributo para os níveis de literacia e educação das crianças nos Estados Unidos.
O autor morreu em 1991, aos 87 anos, vítima de cancro.
Em 2016, a Booksmile planeia editar "Green Eggs and Ham", "How the Grich Stole Christmas" e fazer uma nova edição de "O gato do chapéu".
Comentários