Este festival, que se realiza bienalmente, irá decorrer entre sexta-feira e domingo na cidade de Loures, reunindo 12 bandas, dez delas portuguesas e duas espanholas.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira (CDU) destacou a importância deste evento na promoção musical do concelho.

“O festival vai voltar a ser um momento e uma grande oportunidade de mostrarmos o trabalho de grande nível que as nossas bandas vão fazendo desde há muitas décadas a esta parte. Esta é uma forma de homenagear esse trabalho e expressar gratidão”, sublinhou o autarca.

De bandas portuguesas participam neste evento nove oriundas do concelho de Loures e uma do município de Oeiras, da localidade de Porto Salvo.

O evento contará também com a presença de duas bandas oriundas de Espanha, da região de Valência, nomeadamente a Banda Sinfónica da Unión Artística Musical de Montroy e Unión Musical Santa Cecília de Canals.

Os concertos vão decorrer no Pavilhão Paz e Amizade e terão entrada gratuita.

Paralelamente, decorrerá nos dias deste evento o Festival de Gastronomia à Saloia, que oferecerá aos visitantes a possibilidade de provar pratos e doces típicos da região, como o bacalhau à saloia e o pão-de-ló.