Ainda sem planos para o próximo fim de semana? Durante os dias 21, 22 e 23 de julho, uma passagem por Amarante é quase obrigatória. A cidade Amadeo de Souza-Cardoso e de Teixeira de Pascoaes volta a receber o MIMO Festival, evento que promete ser o "princípio feliz de alguma coisa", como escreveu a amarantina Agustina Bessa-Luís.

De acesso gratuito, o MIMO Festival Amarante realiza-se no Parque Ribeirinho, Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Igreja de São Gonçalo, Igreja de São Pedro, Centro Cultural de Amarante e Cinema Teixeira de Pascoaes. As  músicas do mundo vão cruzar-se nos vários palcos do evento que conta com uma programação cultural e geograficamente diversificada, com artistas de 10 nacionalidades (de Portugal, do Brasil, de França, da Etiópia, dos Camarões, de Cuba, dos EUA, de Inglaterra, de Cabo Verde e do Mali).

Se vai ao festival ou se ainda está indeciso, o SAPO Mag dá-lhe algumas sugestões:

Nação Zumbi e Céu - 21 de julho. Os Nação Zumbi, uma das referências do rock brasileiro, estão de volta aos palcos com um novo álbum de inéditos, o décimo da banda, depois de vários anos afastados dos estúdios. O grupo pernambucano é uma das atrações do dia 21 de julho e vai apresentar o mesmo concerto que o levou de volta ao SummerStage Festival, em Nova Iorque.

Tinariwen - 21 de julho. A banda de guitarras formada no final dos anos 1970 e vencedora de um Grammy em 2012 vai apresentar em Amarante o disco "Elwan", que será editado em Portugal durante o festival.

Veja no vídeo a programação completa do festival:

Herbie Hancock - 22 de julho. O músico norte-americano é um dos cabeças de cartaz da edição de 2016 do MIMO. Com quase 60 anos de carreira, Herbie Hancock venceu 14 Grammys e está a gravar um novo álbum com o produtor Terrace Martin, que participará também no concerto, tocando saxofone e teclados, a par do guitarrista Lionel Loueke, do baterista Vinnie Colaiuta e do baixista James Genus.

Anne Paceo - 22 de julho. Considerada a Artista do Ano pelos  Victoires Du Jazz 2016, os prémios franceses equivalentes aos Grammys, Anne Paceo já atuou em mais de 40 países de cinco continentes, tem quatro álbuns editados e promete surpreender no MIMO Festival.

Manuel Cruz - dia 23 de julho. Manuel Cruz, antigo vocalista dos Ornato Violeta, também vai marcar presença no festival que se realiza anualmente em Portugal e no Brasil. Segundo a organização, o músico português vai apresentar novos temas da sua carreira a solo.

MIMO para lá da música

Além da música, no Festival MIMO vai poder assistir à estreia nacional do filme  "Chico Science - Um Caranguejo Elétrico", de José Eduardo Miglioli. "Vinicius de Moraes - Um Rapaz de Família" de Susana Moraes, “Tim Maia” de Mauro Lima, “Mudar de Vida: José Mário Branco, Vida e Obra” de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, “I Love My Label – Discotexas” de António Sabino, Pedro Gonçalves e Igor Martins, são outros dos filmes que poderá ver.

Já o Programa Educativo vai contar com workshops de Anne Paceo, Ala.Ni e Rafael dos Anjos, uma oficina de Walter Areia e uma masterclasse com Pedro Jóia. O Fórum de Ideias terá conversas com Manel Cruz, Nação Zumbi, Ricardo Ribeiro e Jards Macalé e em Chuva de Poesia vai estar em destaque a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, de Ana Cristina César, de Marina Tsvietáieva, da norte-americana Emily Dickinson, da grega Safo e da indiana Rupi Kaur.

Durante os três dias do festival, poderá ainda participar no Roteiro Cultural Guiado que visita a história, a tradição e a natureza de Amarante.

Uma das novidades deste ano é o apoio da Santa Casa Misericórdia de Lisboa e a criação do programa "MIMO Sem Barreiras" que tem como objectivo facilitar a acessibilidade, a integração e a mobilidade de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, durante o festival em Amarante. 

"Depois do sucesso da edição de 2016, que contou com a participação de 24 mil pessoas, o MIMO Festival está a trabalhar para melhorar a experiência de todos os que visitam Amarante nestes três dias. A zona da alimentação, por exemplo, vai ser aumentada e a oferta será mais diversificada. Entre as propostas previstas destacam-se a comida japonesa, mexicana, venezuelana, sem glúten ou vegetariana, além dos tradicionais hambúrgueres, pregos, kebabs, crepes e gelados", explica a organização em comunicado.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.