Dia 15 de junho, das 20h30 às 00h30, o projeto Fado Bicha leva ao Musicbox "uma noite de celebração da queerness de Lisboa, com váries amigues e companheires do álbum e da vida", avança nas suas plataformas de comunicação.

De forma a assinalar a criação, a superação e o mês do orgulho LGBTQIA+,
Labaq, Trypas Corassão, Di Cândido, passarumacaco, Symone de lá Dragma e Yizaqh são alguns dos nomes que se juntam à dupla de João Caçador (composição e instrumentos) e Lila Fadista (voz e letras) "para atuações, carinhos, discos pedidos, do fado tradicional à eletrónica sombria".

"OCUPAMOS os nossos corpos, em dança feita de luto e de luta. Acolhemos e celebramos todas as identidades, expressões e desejos: em especial, as pessoas racializadas e migrantes", acrescenta.

"Ocupação", álbum disponível desde 3 de junho nas plataformas digitais, faz uma denúncia do silenciamento das pessoas LGBTI e de uma sexualidade marginal que até há 40 anos era crime. Nas suas canções, o projeto propõe "uma nova forma de existir que rompe com o cânone", assinalou o duo em entrevista à Lusa.

João Caçador apontou como há "um ato quase de sobrevivência" em todas as pessoas LGBTI (Lésbicas, Gay, Bissexuais, Trans e Intersexuais) que crescem em Portugal, onde quase nada nem ninguém está preparado para as receber, desde as famílias, ao sistema de saúde, educação ou a cultura em geral.

"O álbum chama-se ‘Ocupação’ e simboliza muito bem esse processo não só de ocupar um espaço que não existia, sentar, puxar uma cadeira que não estava lá e sentarmo-nos à mesa, ocupar um património com os nossos corpos", explicou Lila Fadista.

Os bilhetes para a festa do Musicbox Lisboa já se encontram à venda, ao preço de 12 euros.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.