Publicado originalmente em 1953, este título “é considerado pela crítica o mais ambicioso romance de Raymond Chandler e aquele que mais inequivocamente dá provas de que o seu talento literário se estendia muito além da simples construção de um mistério policial”, afirma a mesma fonte.

“O Imenso Adeus” é protagonizado por Terry Lennox, que “parece estar finalmente a deixar para trás os dias de torpor alcoólico, quando a sua mulher milionária aparece morta, e obrigado a abandonar Los Angeles a toda a pressa, recorre àquele que sabe ser o seu único amigo, Phillip Marlowe, detetive privado”.

Raymond Chandler nasceu em Chicago, em 1888, e, aos oito anos, mudou-se, com a mãe, para Inglaterra, regressando aos Estados Unidos em 1912. Depois de ter participado na I Grande Guerra Mundial, fixou-se em Los Angeles, onde desempenhou funções como administrador em empresas petrolíferas. Aos 44 anos, em 1932, perdeu o trabalho e, “inspirado pela leitura da revista Black Mask, decidiu escrever a sua primeira história policial, ‘Blackmailers don’t shoot’, revelada naquela publicação em 1933”.

“À Beira do Abismo”, o seu romance de estreia, foi publicado em 1939, apresentando já a personagem do lendário Philip Marlowe. Várias obras suas foram várias vezes adaptadas ao cinema, tendo falecido em março de 1959, em La Jolla, no Estado norte-americano da Califórnia.