Roger Waters, líder da banda Pink Floyd, elogiou este sábado, dia 16 de março, no Facebook, Conan Osíris, músico que irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio, em Israel. No texto intitulado "És tu o tal", o músico começa por revelar que escreveu, há alguns dias, uma carta ao cantor português.

Na publicação, Roger Waters frisa que Conan Osíris é  "um jovem e talentoso cantor português". "Ouvi a canção dele e só depois tive a tradução da letra, que fala do uso de um telemóvel para fazer perguntas sobre a vida, a morte e o amor", explica o músico, frisando que "Telemóveis" é "profundíssimo".

"[Conan Osíris] é aquele que traz amor suficiente no coração para se erguer e fazer a diferença (...) e pode ser lembrado por ter defendido o lado certo da história, defendido o amor, paz e justiça de verdade. Sê o tal, Conan", apela.

O líder da banda Pink Floyd conta ainda que foi informado por amigos da intenção de Conan Osíris em boicotar a edição de 2019 do Festival Eurovisão da Canção, como forma de protesto. "Escrevi-lhe para lhe sugerir que ele tem aqui a oportunidade de erguer a sua voz em nome da vida e contra a morte, erguer a sua voz pelos direitos humanos e contra os erros humanos", revela o músico.

"Ele [Conan] deve abster-se de partilhar a sua arte e ‘lavar’ a sistemática limpeza étnica de Israel sobre os palestinianos para expandir e manter o seu apartheid", defendeu.

No texto, Waters confessa que,  “infelizmente”, ainda não obteve resposta de Conan Osíris e acredita que "o jovem Conan foi pessoalmente abordado e persuadido a ir à final por uma organização".

Na edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção participam 41 países, menos dois que o recorde do ano passado.

Eslovénia, Bielorrússia, República Checa, Montenegro, Chipre, Sérvia, Finlândia, Polónia e Hungria atuam na primeira semifinal do festival, no dia 14 de maio. Estónia, Portugal, São Marino, Islândia, Geórgia Austrália, Bélgica e Grécia sobem ao palco na segunda semifinal, marcada para 16 de maio.

Já Israel, por ser o país organizador, e os 'big five' (França, Espanha, Alemanha, Itália e Reino Unido) têm acesso direto à final.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.