O ator norte-americano, de 59 anos, estrela da série "House of Cards" e vencedor de dois Óscares, será acusado formalmente no tribunal da ilha de Nantucket a 7 de janeiro, por "agressão sexual com lesões a uma pessoa com mais de 14 anos".

Se for considerado culpado, poderá ser condenado a uma pena até cinco anos de prisão.

William Little, que tinha 18 anos no momento da suposta agressão, em julho de 2016, contou à polícia que enviou mensagens pelo Snapchat, entre elas um vídeo, à sua namorada quando estava no bar-restaurante "Club Car" de Nantucket com o ator, segundo a denúncia.

Little era funcionário no "Club Car" e naquela noite ficou no restaurante após o seu expediente para ver Kevin Spacey, de quem era fã.

Depois de se apresentar ao ator e de afirmar ter 23 anos - no estado de Massachusetts a idade mínima para o consumo de álcool é de 21 anos -, o jovem começou a beber com Spacey. De acordo com o texto, o ator convidou o jovem a ir para a sua casa com outros amigos.

Little recusou o convite, suspeitando que o ator o estava a tentar seduzir, mas ficou no bar porque "queria uma foto com Spacey, algo para o Instagram".

O ator começou, então, a molestar sexualmente o jovem, colocando a sua mão por cima das calças, segundo o texto. Little tentou afastar Spacey, ao mesmo tempo em que trocava mensagens com sua namorada sobre a agressão. Como a jovem não estava a acreditar, a vítima enviou um vídeo do ator a colocar a mão nas suas calças.

O jovem deixou o bar, seguindo o conselho de uma mulher que viu que "ele estava aflito". Little voltou ao trabalho no dia seguinte e informou ao dono do bar sobre o incidente, revelam os documentos do tribunal.

Ao voltar para a casa da sua avó, onde estava a viver naquele verão, o jovem contou os factos à sua irmã e, no dia seguinte, à sua mãe, a jornalista Heather Unruh, a primeira pessoa a falar publicamente desta agressão, em novembro de 2017.

A advogada de Spacey não respondeu ao pedido de declarações feito pela AFP.

A acusação de Nantucket é a única que chegou a denúncia, mas há outras investigações em andamento contra Kevin Spacey em Los Angeles e Londres, onde o ator dirigiu o teatro Old Vic durante 11 anos.