“Devido à pandemia, a nova peça de teatro da companhia Estrutura foi convertida num objeto artístico digital, onde três mulheres colocam em cena aquilo que são, sem restrições”, lê-se no comunicado de imprensa da coprodução Estrutura e TMP, hoje divulgado.

A peça “F…”, que se estreia às 21h00 de quinta-feira, é a mais recente criação da Estrutura, resultando de uma reflexão conjunta entre três mulheres — Cátia Pinheiro, Patrícia da Silva e Paula Sá Nogueira – que, partindo dos seus próprios corpos, procuram desconstruir a relação da cultura visual com as ideias de feminino, feminilidade, ideal de beleza e “objetificação”.

“F..." nasceu da vontade de questionar o lugar das mulheres na criação artística contemporânea e na História da Arte.

Pensado inicialmente para palco, "'F...' foi convertido num projeto 'online' e transformado num objeto artístico em formato de vídeo, no qual as três criadoras, trabalhando a partir do seu corpo, se propõem refletir em torno de conceitos como o lugar de fala, a invisibilidade e o silenciamento das mulheres”, lê-se na página oficial do TMP.

O espetáculo, para maiores de 16 anos, fica, até sábado, dia 27 de fevereiro, no palco digital do TMP, e os bilhetes custam 3,50 euros.

Na sexta-feira, às 19h00, será transmitida na página de Facebook do TMP uma conversa com as três criadoras, moderada por Rogério Nuno Costa.

A Estrutura foi fundada em 2009 por Cátia Pinheiro e José Nunes, e tem desenvolvido vários espetáculos de teatro e atividades de formação, em diálogo com a realidade do pensamento contemporâneo, promovendo a experimentação artística e a lógica colaborativa.

No seu percurso, destacam-se criações como "Uma Gaivota" (2016), "Geocide" (2017), "The End" (2017), "M’18" (2018), "Pathos e Party" (2019) ou "Língua" (2020).

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.