De 3 a 25 de março, entre 8h00 e às 19h00 (de segunda-feira a sexta-feira), o Foyer do Fórum Picoas - Altice Portugal recebe a exposição "Trono Quântico - Ancestralidade e Tecnologia", da artista plástica Daniela Ribeiro.

A exposição conta com "um conjunto de obras de dimensões variadas, fruto de uma obra digital e multimédia fragmentada, através de peças de telemóvel, frequentemente contidas nas suas obras, e resinas epóxi, video, audio, pvc e vinil".

"Daniela Ribeiro, adiciona o fio que nos liga ao mundo natural e ao humanismo - algo que, com o advento da digitalização, a sociedade tende a esquecer em demasia. Elementos de ficção científica, ficção histórica, fantasia e realismo mágico com cosmologias não-ocidentais são combinados para criticar não só os dilemas atuais dos Africanos, mas também para revisar, examinar e reexaminar os eventos históricos do passado", destaca o comunicado.

A artista pretende nesta obra representar "a arte do poder Africano na sua forma pura, original e endógena".

Daniela Ribeiro nasceu em Angola, onde viveu até aos vinte anos. Formou-se em Design, Imagem e Criação por Computador em Portugal, onde se licenciou também em Relações Internacionais, na Universidade Lusíada, em Lisboa. Em 2000, frequentou o curso de Pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa e, em 2005, frequentou o Curso de Escultura na Escola Ar.Co. Em 2006, especializou-se em Moldes de Resina e Silicone na Escola Pascal Rosier, em Paris, tendo sido convidada pelo Mestre Pascal Rosier para ministrar aulas em Lisboa.

"Trono Quântico - Ancestralidade e Tecnologia"

Texto: Carla Peaeiro / Dominick A Maia Tanner
Exposição: Altice Portugal
Comissário: Dominick A Maia Tanner
Curadoria: Daniela de Carvalho Faria
Fotografia: Eduardo Grilo