António Manuel Ribeiro, em declarações à agência Lusa, lembrou que Zé Pedro foi uma das pessoas com quem os UHF começaram a tocar, em 1979, quando os Xutos & Pontapés apareceram. “Toda aquela aprendizagem, aquela descoberta, querermos subir a um palco e não termos aparelhagem, não haver condições, tudo isso cimentou toda esta amizade que durou muito tempo, durou uma vida. O que eu sinto agora é que há uma parte de mim que se vai embora”, afirmou o músico, que classificou Zé Pedro como um dos seus heróis.

O guitarrista dos Xutos & Pontapés, Zé Pedro, morreu hoje, em Lisboa, aos 61 anos, disse à Lusa fonte próxima da família.

Dos muitos anos de convívio com Zé Pedro, António Manuel Ribeiro guarda “coisas com muita piada”, como a “primeira grande aventura que tiveram juntos”, em 1979/80, quando os UHF e os Xutos & Pontapés foram tocar a Vila Viçosa.

“Nessa altura Vila Viçosa não tinha hotéis, só uma pensão. Tinha ido uma comitiva num autocarro, umas 40 ou 50 pessoas, e quando lá chegámos não havia quartos para toda a gente. Resolvemos meter as mulheres e namoradas a dormir nos quartos possíveis e eu, o Zé Pedro e mais uns quantos passámos a noite a passear em Vila Viçosa. São aquelas coisas curiosas da vida. É a primeira grande aventura que tenho com ele, passámos a noite a andar. Nem um bar havia aberto”, recordou.

Zé Pedro estava doente há vários meses, mas a situação foi sempre mantida de forma discreta pelo grupo, tendo só sido assumida publicamente no passado dia 4 deste mês, no concerto do final de digressão dos Xutos & Pontapés, no Coliseu de Lisboa.

José Pedro Amaro dos Santos Reis nasceu em Lisboa, em 14 de setembro de 1956, numa família de sete irmãos, “com um pai militar, não autoritário, e uma mãe militante-dos-valores-familiares”, como recordou num dos capítulos da biografia “Não sou o único” (2007), escrita pela irmã, Helena Reis.

No final na década de 1970, Zé Pedro, com Zé Leonel e Paulo Borges, decidiu criar uma banda, batizada Delirium Tremens. Passou depois a chamar-se Xutos & Pontapés, com a entrada de Kalú e de Tim para o lugar de Paulo Borges. O primeiro concerto realizou-se há 38 anos, em 13 de janeiro de 1979, nos Alunos de Apolo, em Lisboa.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.