Poeta, dramaturgo e atual presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria faz estas afirmações no livro “Zeca Afonso. O que faz falta. Uma memória plural”, que é colocado à venda na quarta-feira.
A obra divide-se em duas partes essenciais. Na primeira, José Jorge Letria, que partilhou palcos com José Afonso, traça o perfil e a carreira do autor de “Grândola, Vila Morena”. A segunda parte é constituída por 22 testemunhos de personalidades como António Almeida Santos (1926-2016), Carlos do Carmo, Francisco Fanhais, José Tengarrinha, Pedro Abrunhosa ou Vitorino, que conhecerem ou acompanharam o músico português.
“Pessoas que podem dar testemunho sobre várias etapas” do percurso de José Afonso, afirma Letria, referindo que alguns dos escolhidos são “menos previsíveis, mas nem por isso menos representativos”.
“Alguns destes testemunhos têm um claro e inesperado interesse documental, revelando aspetos insuficientemente conhecidos da personalidade de José Afonso”.
Para Letria, o autor de “Os Índios da Meia-Praia” é “uma personalidade complexa e fascinante que, num tempo não esvaziado de memória, é urgente reencontrar, também no plano da afetividade e dos exemplares valores da cidadania”.
“Neste tempo de desertificação da memória, falar de José Afonso é falar dos valores que a voragem do tempo e o jogo dos pequenos e grandes interesses não pode fazer prescrever", advoga Letria.
O ensaio de José Jorge Letria sobre José Afonso (1929-1987), que constituiu a primeira parte da obra, intitula-se “A errância criadora: Breve viagem por uma Vida”. Neste texto, José Jorge Letria traça o percurso do 'cantautor', que “simboliza e sintetiza o profundo processo de rutura e inovação que marca definitivamente a música portuguesa, a partir da década de sessenta [do século XX], introduzindo nela a qualidade poética, a imaginação, melódica, o engenho interpretativo e o compromisso cívico”.
Sobre a intervenção política de José Afonso - de seu nome completo José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos -, Letria realça a sua “generosidade como ser humano”, “a sua recusa de qualquer forma de paternalismo ou de qualquer compromisso que pudesse hipotecar a sua liberdade de ação e de opinião”.
De “uma infância andarilha” às suas “errâncias como ‘bicho-cantor’”, José Afonso “reivindicou para si muito mais o estatuto de agitador e de combatente cívico, do que propriamente o de cantor”.
José Jorge Letria refere que José Afonso nunca seguiu qualquer ritual cénico ou “qualquer estratégia de programação discográfica", rejeitando “qualquer forma de mercantilismo ou de cedência comercial”.
“Sempre andarilho”, o cantor e compositor, “nunca chegou a filiar-se no PCP, não obstante ter sido durante anos, antes de [25 de] Abril [de 1974] um verdadeiro ‘compangon de route’”.
José Afonso deu-se a conhecer em 1953, quando gravou os primeiros discos, em 78 rotações no Emissor Regional de Coimbra da ex-Emissora Nacional.
Para o autor, José Afonso faz uma rutura com o fado de Coimbra, que começou por gravar, por considerar que este e “a sua ritualização faziam parte desse mundo praxista com o qual não se identificava e que, no seu entender, perpetuava a apatia da universidade e da intelectualidade portuguesa em relação à ditadura”.
Esta rutura deu-se nos inícios da década de 1960, quando gravou o EP “Balada de Outono” para a discográfica Rapsódia e onde em temas como “Vira de Coimbra” e “Amor de Estudante” revelava já, na forma, “o compromisso com o canto tradicional de Coimbra”.
Mais tarde, com a sua ida para Moçambique, notar-se-ia a referência africana na sua obra musical.
É após o regresso, que José Afonso se assumiria como “a voz da mudança” e iniciaria uma relação com a etiqueta discográfica Orfeu, “responsável pela edição de mais de metade da sua obra discográfica”, incluindo álbuns como "Cantigas do Maio", "Venham mais Cinco" ou "Cantares do Andarilho".
O ensaio sobre o percurso de José Afonso inclui ainda a transcrição de cartas e notas do criador de “O que faz falta” e "Coro dos tribunais", e refere-se ao período após a Revolução dos Cravos como o da “militância e utopia”, prosseguindo até à derradeira etapa da vida do compositor.
"A doença foi mais forte que a repressão”, escreve Letria sobre aquele que considera “o distraído mais atento e lúcido” que conheceu.
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