Os três jurados não são caras conhecidas da televisão, mas são reconhecidos no mundo da dança.
César Augusto Moniz é bailarino e coreógrafo profissional. Marina Grangioia é professora de dança e Miguel Quintão é um conhecido animador de rádio na RDP/Antena 3.

Estes três nomes compõem a mesa do júri que vai avaliar o talento dos portugueses no novo programa da SIC, «Achas Que Sabes Dançar?».

Para ser o melhor bailarino, não é preciso só saber dançar. É também necessário ter atitude, garra, determinação, carisma e muita vontade de vencer. Segundo diz a Sapo TV, Nuno Santos, director de Programas da SIC, a escolha do júri, «absolutamente desconhecido do grande público», mereceu critérios rigorosos por parte da Endemol Portugal, que produz o programa.
«Fomos muito meticulosos na escolha do júri. Era necessário que duas pessoas tivessem valências efectivas no universo da dança e outra com uma perspectiva própria da indústria do entretenimento», justificou Nuno Santos, elogiando a carreira dos três elementos do painel de jurados.

Arrancou a «primeira-mão» de audições e a adesão dos portugueses, entre os 16 e os 30 anos, não podia ter sido melhor. No passado sábado, em Lisboa, a fila vinha desde o Teatro Tivoli até à estação do Rossio. Os candidatos enfrentaram o frio e a chuva e, muitos deles, pernoitaram à porta do edifício onde decorriam as primeiras apreciações.

Dos 5 mil candidatos aspirantes a melhor dançarino do país, já passaram 14. Depois da capital, a produção ruma até ao Porto, nos dias 28, 29 e 30 de Março, vai pôr à prova as capacidades dos jovens do Norte.

Ainda não se sabe quantos estarão na derradeira audição, em finais de Abril, nem o número de concorrentes que entrarão no programa, em estúdio. Nas versões internacionais não há regra e tudo vai depender da qualidade dos candidatos que, para já, têm mostrado mais-valias em diferentes registos.

«Tem aparecido de tudo um pouco. Muito 'hip-hop' porque está na moda, 'ballet' clássico, dança do ventre e, até, 'streeptease'. Há bons e maus dançarinos que tentam arduamente passar às fases seguintes», revela César Augusto Moniz, que preside à mesa do júri.

A SIC comprou os direitos de adaptação do formato «So You Think You Can Dance», um sucesso televisivo nos Estados Unidos, que promete acolher os maiores dançarinos, agora também, em Portugal. A estreia do formato acontece em meados de Abril e conta com João Manzarra na condução do formato.

Ana Luísa, a irmã mais nova de Luciana Abreu, e Diana Pinto, filha do ex-futebolista, e hoje comentador televisivo, João Vieira Pinto, tentaram a sua sorte no último dia das provas de selecção, em Lisboa.

Veja como foi!

Ver fotos

(Texto: Joana Côrte-Real / Fotos: Bruno Raposo)