"A Guerra dos Tronos" é um dos maiores fenómenos da cultura pop mundial. Além de acompanharem todas as histórias, os fãs da série tentam descobrir todos os detalhes sobre os Sete Reinos. Esta procura de spoilers é encarada por muitos como uma profissão.

O site Watchers on the Wall é a maior referência entre os seguidores da série. A comunidade de fãs é digrida por Susan Miller, conhecida como Sue the Fury, que se dedica a tempo inteiro ao projeto.

Em entrevista ao site brasileiro UOL, a diretora do site revela que acompanha a saga criada por George R.R. Martin há mais de dez anos, mas foi com a chegada da história à TV que se começou a envolver com a comunidade online. "Comecei a seguir as notícias na internet e fiz um Tumblr para falar com outros fãs. Costumava postar regularmente no site Winter is Coming e o criador pediu-me para me juntar à equipa. Envolvi-me muito mais a partir daí. Mais ou menos há dois anos, eu e os meus amigos deixamos o WiC para criar o nosso próprio site", explica Susan Miller.

Tal como a maioria dos outros 11 colaboradores do Watchers on the Wall , Miller tem um emprego, mas dedica boa parte do seu dia ao site. “A quantidade de tempo que gasto no dia a dia varia – passo mais tempo a trabalhar no site quando a temporada de ‘A Guerra dos Tronos’ já estreou ou está perto de estrear. Mas geralmente trabalho várias horas por dia no site", explica.

Mas o caso de Ana Carol Alves, editora do site Game of Thrones BR, é diferente: o emprego da brasileira é mesmo procurar novidades sobre a série da HBO.  “Atualmente, o site é o meu ‘emprego’ (...) Se não estou a escrever notícias, estou a produzir um podcast", conta.

A caça por spoilers é uma das principais tarefas dos editores dos sites sobre a superprodução da HBO. “Nós confiamos em várias fontes. Algumas delas são as nossas próprias fontes, pessoas que nos revelam o que está a acontecer nas gravações ou que partilham informações sobre as cenas planeadas”, revela Miller.

“Naturalmente, nós seguimos aa imprensa local de cada área onde ‘A Guerra dos Tronos’ é filmada. Eles são bons a seguir a produção, a tirar fotos e publicar novas informações", acrescenta.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.