A ERC recebeu sete queixas sobre a alegada falta de isenção do jornalista da RTP José Rodrigues dos Santos pela moderação de um debate entre candidatos presidenciais, confirmou à Lusa fonte oficial.

Questionada pela Lusa sobre a existência de uma nova queixa contra o jornalista da estação pública, fonte oficial da ERC "confirma a entrada de sete participações por alegada falta de isenção do jornalista José Rodrigues dos Santos no debate que moderou entre os candidatos presidenciais António Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto".

De acordo com a mesma fonte, "os serviços encontram-se a desenvolver as habituais diligências para a apreciação destas participações".

Sobre o processo que o regulador de media abriu contra a RTP há três meses e que envolve o jornalista, depois de no "Telejornal" de 7 de outubro José Rodrigues dos Santos ter feito uma referência no feminino quando falava do deputado eleito pelo PS Alexandre Quintanilha, a ERC já deliberou sobre o assunto, aguardando-se a notificação das partes para se tornar pública.

Relativamente às queixas do Sindicato de Jornalistas contra a administração do Sol/i, das participações sobre a manchete do Correio da Manhã sobre os novos ministros ou o caso que envolve a TVI e o Banif, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social disse tratarem-se de "matérias que se encontram em apreciação pelos serviços da ERC".