É um dos melhores actores da sua geração. Eternizou emblemáticos personagens em várias novelas e séries de ficção nacional, dá voz a desenhos animados mas é no teatro que o actor Fernando Luís respira a essência da sua profissão. O doutor Diogo de «Médico de Família», papel que o celebrizou na televisão em 1998, explica porquê:

«O teatro sempre foi a minha grande paixão. Antes de fazer televisão estive 10 anos a fazer teatro. Agora, tenho estado muito afastado e acabo por fazer uma peça de dois em dois anos», diz o «Mário Almeida» de «Sedução» (TVI).

Vilões e bonzinhos, Fernando Luís já encarnou diferentes personagens. Para o actor, as novelas são o seu ganha-pão, ou melhor, ajudam-no a viver esta crise com alguma estabilidade.

«As novelas ajudam a pagar as contas porque acabamos por estar um bocadinho mais confortáveis», diz ele a SapoTV.

«No teatro é impossível, a menos que conseguíssemos fazer peças umas a seguir às outras. Claro que isso não é praticável e é por isso que o actor vai um bocadinho à televisão, para pôr as economias mais equilibradas», acrescenta.

Fernando Luís prepara-se para regressar aos palcos lá para 2012, com uma peça que ainda está no segredo dos deuses.

E quanto à novela «Sedução», como está a correr?

«Eu chego a meio das novelas e começo a cansar-me. Estou a chegar àquela fase em que preciso de respirar mais fundo para conseguir fazer os últimos três meses, mas a verdade é que estou a divertir-me imenso nesta novela», garante.

«Não está a ter muito êxito mas, enfim, a história é muito engraçada. Há fenómenos que não conseguimos explicar», conclui o actor, pouco satisfeito com o nível de audiências de «Sedução».

(Texto: Joana Côrte-Real)