"O Pioneiro" ("El Pionero", no título original), série documental espanhola, é uma das próximas apostas da HBO - a produção estreia no dia 14 em Portugal. Em entrevista ao SAPO Mag, Miguel Salvat, responsável pelo conteúdo original da HBO Espanha e produtor da série, explicou que produção irá centrar-se em Jesús Gil, antigo presidente do Atlético de Madrid e da Câmara Municipal de Marbella.

Um dos protagonistas da produção será Paulo Futre, contou o responsável da HBO em exclusivo ao SAPO Mag durante a apresentação da série "Foodie Love", em Barcelona. "Um dos protagonistas da série documental será o Paulo Futre, uma grande estrela que o Jesús Gil contratou ao Futebol Clube do Porto e, na época, uma das grandes estrelas do futebol europeu", conta. O antigo futebolista vai recordar a sua transferência do Futebol Clube do Porto para o Atlético de Madrid.

Veja o trailer:

"Paulo Futre será um dos participantes. Ele é muito, muito engraçado. E continua a ser uma grande estrela", acrescenta o responsável pelo conteúdo original da HBO Espanha, explicando que a contratação do jogador português garantiu a vitória de Jesús Gil: "O Paulo Futre foi contratado no dia antes do Jesús Gil vencer as eleições para presidente do Atlético de Madrid... e foi por isso que ele venceu as eleições".

Em comunicado, a HBO frisa que a "vida de Jesús Gil é uma das histórias mais surpreendentes e extraordinárias das últimas décadas na Europa". "Uma personagem única, rompeu com o modelo no universo da política, do futebol e da construção civil em Espanha. Controverso, excêntrico e profundamente irreverente, Jesús Gil sabia como se relacionar com as pessoas e era adorado pelos meios espanhóis. No entanto, desafiou constantemente a lei e foi perseguido durante anos pela justiça", acrescenta o serviço de streaming.

Em conversa com o SAPO Mag, Miguel Salvat frisa que "Jesús Gil foi um pioneiro ao juntar os seus conhecimentos nas várias áreas", acrescentando que o antigo presidente nunca foi fã de futebol. "Ser presidente do Atlético de Madrid foi só uma forma de conseguir atingir os seus objetivos", explica.

"Esta série vai ajudar a perceber algumas coisas do presente. Como é que as pessoas continuam a votar em políticos populistas e que fazem coisas ilegais? Mesmo na Europa, há casos semelhantes", acrescenta.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.