Luís Castro Mendes falava na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

Em resposta a questões colocadas pelo deputado do PSD Sérgio Azevedo, nomeadamente sobre o CGI, um novo modelo de governação da RTP, criado pelo anterior executivo, Castro Mendes afirmou: "Estamos a trabalhar bem com este modelo, não temos tido problemas, não temos tido dificuldades".

"Tenho trabalhado satisfatoriamente com o Conselho Geral Independente", acrescentou o governante.

Relativamente à administração da RTP, o ministro da Cultura reiterou que "as linhas que a RTP tem vindo a seguir vão ao encontro" daquilo que a tutela espera.

"Reconhecemos que a administração da RTP satisfaz", disse.

Sobre a agência de notícias portuguesa, Luís Castro Mendes afirmou: "Fizemos um esforço para aumentar as verbas da Lusa".

O governante recordou que a resolução do Conselho de Ministros sobre a indemnização compensatória da Lusa é recente.

"É na ordem dos 15 milhões de euros", um aumento de 20,3% relativamente ao passado, o que "implica um esforço muito grande da nossa parte em dar meios à agência nacional de informação", acrescentou.

Sobre a alteração do financiamento da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), prevista no programa do Governo, o ministro disse já se ter reunido com o regulador dos media.

"Na questão da revisão do modelo de financiamento não pode ser tudo feito em três meses. Já ouvi a ERC, estamos a trabalhar sobre esses problemas", disse.

Relativamente às preocupações manifestadas pela Plataforma de Media Privados (PMP), nomeadamente no que respeita à concorrência desleal de canais estrangeiros no mercado português, Luís Castro Mendes disse que a situação já tinha sido abordada com a tutela.

"Foi abordada connosco, estamos a examinar à luz da legislação europeia", afirmou.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.