Nelson Xavier, ator brasileiro de 75 anos, morreu esta quarta-feira, 10 de maio, em Uberlândia, no Estado de Minas Gerais. A notícia foi confirmada pela filha do ator, Teresa Vilela Xavier, através do Facebook.

"Lamento informar a quem possa interessar que o meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. O seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio", escreveu a filha de Nelson Xavier na sua página na rede social.

Iniciou a sua carreira no teatro, com peças como "Eles Não Usam Black-Tie" (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, "Chapetuba Futebol Clube" (1959), de Oduvaldo Vianna Filho, "Gente como a Gente" (1959), de Roberto Freire, e "Julgamento em Novo Sol" (1962), de Augusto Boal, mas ficou especialmente conhecido por ter participado em mais de 20 novelas brasileiras. "Sangue de Areia", em 1967, marcou a estreia do ator no pequeno ecrã. O seu grande papel em TV chegou seis anos depois, em 1973, na novela "João da Silva".

Em 1982, o ator protagonizou a primeira minissérie da Globo, "Lampião e Maria Bonita". Nos anos seguintes, o ator participou ainda nas novelas "Pedra sobre pedra" (1992), "Irmãos Coragem" (1995) e "Senhora do Destino" (2004).

"Babilónia" foi um dos últimos trabalhos do ator no pequeno ecrã. Na novela, que foi transmitida em Portugal pela SIC, Nelson Xavier dava corpo a Pedro Dondé.

O ator também teve uma longa carreira no grande ecrã.  "O ABC do amor" (1967), de Eduardo Coutinho, Rodolfo Kuhn e Helvio Soto, "É Simonal" (1970) e "A culpa" (1972), de Domingos de Oliveira; "Dona Flor e seus dois maridos" (1976), de Bruno Barreto, e "A queda" (1978), de Ruy Guerra, que lhe rendeu um prémio no Festival de Berlim, foram alguns dos filmes em que o ator participou.

Em 1997, o ator protagonizou "O Testamento do Senhor Napumoceno". No filme de Francisco Manso, inspirado no romance de Germano de Almeida, Nelson Zavier interpretou Napumoceno da Silva Araújo, um dos homens mais ricos de Cabo Verde.

Em 2010, o ator interpretou o médium Chico Xavier num filme com a direção de Daniel Filho, um trabalho de que lhe rendeu grande popularidade.

O último trabalho do ator brasileiro chega ao cinema a 25 de maio. No filme "Comeback" o ator veste a pele de um assassino profissional, o que lhe valeu o prémio de  Melhor Ator no Festival do Rio de 2016.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.