«Somos uma família. Seremos os Jackson 5 até ao fim».

Em Março, o canal Bio assinala o 40º aniversário da famosa banda Jackson 5 com a estreia de «Os Jack5on», um reality show que acompanha o dia-a-dia de Jackie, Jermaine, Tito e Marlon enquanto se preparam para reunir o grupo e regressar ao mundo artístico com o lançamento de um novo álbum e de uma digressão.

A série, composta por seis episódios e com estreia a 6 de Março, pelas 22h00, dá a conhecer as intensas relações entre os quatro irmãos, as suas vidas pessoais e profissionais, a forma como lidam com a fama e compromissos profissionais, quatro décadas depois de produzirem sucessos que originaram a venda de mais de 250 milhões de álbuns em todo o mundo.

No momento em que gravam novas músicas e ensaiam para as comemorações do seu 40º aniversário, os Jackson abrem, pela primeira vez, as portas da sua intimidade ao canal BIO, revelando o seu dia-a-dia e a forma como equilibram as exigências profissionais com a fama.

Em «Os Jack5on» temos oportunidade de acompanhar os irmãos em momentos distintos do seu quotidiano, assistindo à gravação de uma música para a banda sonora de «This is It», a uma viagem até Londres para apoiar Tito na sua primeira actuação a solo no «Gladys Night», ao musical «Thriller Live», baseado no trabalho de Michael, ou à noite de estreia do documentário do concerto «This is It».

A razão que os levou a aceitar este desafio prende-se com o facto de quererem mostrar aos fãs o seu lado mais íntimo para que conheçam melhor a família Jackson além do que lêem nos media. «Decidimos que esta seria uma excelente oportunidade para mostrar aos fãs como nos relacionamos em privado para que percebam que a nossa família não é diferente de qualquer outra. Também temos necessidades, emoções e no dia-a-dia sentimos as mesmas dificuldades que uma família comum. É esta a lição da série», refere Marlon.

A propósito da forma como encaram a presença das câmaras, Marlon, o irmão mais novo do grupo, acrescenta que «nunca combinámos o tom que iríamos utilizar. Limitamo-nos a ser nós próprios, com as personalidades distintas que nos caracterizam. No fim do dia, apesar de estarmos algumas vezes em desacordo, somos quatro irmãos que se amam e isso é que é importante mostrar aos fãs.»

Ao longo dos seis episódios ficaremos a conhecer também a personalidade de cada um dos Jackson que conduz a forma, frequentemente tensa e conturbada, como se relacionam. Marlon, assume-se como o mais divertido, Tito, o pacifista, Jackie, a figura paterna e Jermaine, o mais conflituoso.

Ainda que com alguma dificuldade em acertar agendas, o projecto de rodagem da série foi aprovado pelos irmãos Jackson em 2008 e em Janeiro de 2009 começaram as gravações.

O primeiro episódio inclui a exibição do dramático momento em que tiveram conhecimento da morte de Michael Jackson. Este episódio revela a forma como cada um dos irmãos lidou com a perda, desabando assim o sonho de reunir todos os membros do grupo 40 anos depois.

Apesar da violenta notícia, os Jackson concordaram em prosseguir com as filmagens.
«Nunca pensámos em desistir. Consideramos que esta seria uma maneira de manter o nosso legado de uma forma dignificante», refere Jermaine. «Michael está sempre connosco, na televisão, na rádio e nas suas músicas. Ele ajudou-nos a conseguir os direitos de imagem e das músicas para usar na série. Estou certo que quereria que continuássemos e que o seu espírito esteve presente durante a rodagem da série», acrescenta o irmão Jackie.

THE JACKSON 5

The Jackson Five foi um grupo musical dos EUA nos anos 60 composto por Michael Jackson e os seus irmãos. A banda conquistou um sucesso estrondoso com o lançamento dos temas «I Want You Back», «ABC», «The Love You Save» e «I'll Be There» alcançando rapidamente o topo das tabelas americanas e o top 10 em vários países um pouco por todo o mundo.

Encantavam o público em geral, não só pelas suas brilhantes performances, mas principalmente por serem tão novos, com músicas de estilos variados e muito ritmadas.

Foi nos Jackson 5 que Michael Jackson começou a destacar-se como bailarino e cantor. A banda teve o seu auge nos anos 70, mas a falta de liberdade para criarem as suas próprias músicas, por parte da Motown fez com que todos os membros, com excepção de Jermaine, saíssem da editora para assinar um contrato com a EPIC, passando então a chamar-se «The Jacksons».

Em 1966, Michael tornou-se o vocalista principal do grupo, na altura com apenas oito anos de idade. Com Michael à frente, o grupo começou a realizar tournées. Em 1967, os Jackson assinaram o seu primeiro contrato com a Steeltown, uma editora local, e alcançaram o seu primeiro sucesso com a canção «Big Boy» em 1968.

Os Jackson Five foram descobertos por dois grupos musicais da época, Gladys Knight & the Pips e Bobby Taylor & the Vancouvers, que os levaram para a editora Motown em 1968. Berry Gordy, chefe da Motown, assinou com os Jackson em Março de 1969, levando-os para Los Angeles onde se transformaram, rapidamente, em estrelas mundiais. Ainda em 1969, os Jackson Five foram apresentados ao grande público por Diana Ross, sendo oficialmente lançados como a grande atracção da Motown.

Os primeiros quatro singles, «I Want You Back» e «ABC» de 1969, e «The Love You Save» e «I'll Be There» de 1970, ocuparam o primeiro lugar nas tabelas dos Estados Unidos. «Mama's Pearl» e «Never Can Say Goodbye» de 1971, «Lookin' Through the Windows» de 1972, «Get It Together» de 1973 e «Dancing Machine» de 1974 compõem a lista de êxitos conquistados pelo grupo.

Os Jackson Five gravaram catorze álbuns para a Motown, e Michael, Jermaine e Jackie ainda gravaram álbuns a solo como parte da «franquia» Jackson Five. Michael gravou quatro álbuns a solo enquanto esteve na editora, com sucessos como «Got to Be There», «Rockin' Robin» e o sucesso número um, «Bem», entre outros.

Em 1975, os irmãos Jackson assinaram um novo contrato com a CBS Records e, pouco tempo depois, foram para a Epic Records. O novo negócio com a CBS deu-lhes os lucros e a liberdade de criação que não tinham na Motown. Ao saber que os Jackson Five haviam assinado um contrato com outra editora, a Motown rescindiu o contrato ficando com os direitos sobre o nome do grupo. Jermaine optou por permanecer na Motown para seguir uma carreira a solo.

Nessa altura, já com a designação «The Jacksons» e o irmão mais novo, Randy, no lugar de Jermaine, os irmãos continuaram a sua carreira de sucesso, fazendo tournées internacionais e gravando seis álbuns entre 1976 e 1984. Os maiores êxitos desse período incluem «Enjoy Yourself» e «Show You The Way To Go» de 1976, «Blame It on the Boogie» de 1977, «Shake Your Body (Down to the Ground)» de 1978 e «Can You Feel It» e «This Place Hotel» de 1980.

Os The Jacksons continuaram a gravar na década de 80, já com Jermaine de volta, e avançaram com a digressão do álbum «Victory» de 1984. No final da década, Michael e Marlon abandonaram o grupo, que acabou em 1990.