A RTP tem apoiado esta candidatura desde a primeira hora, através dos seus canais de rádio e televisão, com destaque para a criação da Antena 1 Fado e da exibição de algumas linhas documentais nos seus canais de televisão, entre outros aspetos.

Na RTP1, a programação especial de novembro conta com duas séries, «TROVAS ANTIGAS, SAUDADE LOUCA» - histórias do Fado contadas por Carlos do Carmo, e a série «AMÁLIA», uma história de amores e de glórias, como nunca foi contada; dois documentários, «ARGENTINA SANTOS», a vida da diva do fado castiço e «GUITARRAS À PORTUGUESA», um documentário que partilha o sentimento de criar e dedilhar este instrumento português, e também com duas galas: a «GALA DA SPA DE HOMENAGEM AO FADO», no dia 24 e já em dezembro, dia 2, a «GALA DO FADO», no Coliseu dos Recreios.

Ainda em novembro, em que se saberá se esta candidatura foi bem-sucedida, também a RTP2 exibe 4 documentários, sempre à segunda-feira à noite:

«FERNANDO MAURÍCIO - O REI SEM COROA», o percurso de vida de um dos maiores fadistas de todos os tempos; «FADO CELESTE», a história dos 65 anos de carreira de Celeste Rodrigues; «VIDA VIVIDA - ARGENTINA SANTOS», a vida desta cantora de longa data, que cantou pelas ruas da cidade, levando a sua arte a todos os lugares e «DIVA», uma homenagem a Amália Rodrigues e ao Fado.

Ainda na RTP2, no dia 27 de novembro, dia em que se saberá o veredicto sobre a candidatura portuguesa, o programa CÂMARA CLARA, fará uma emissão especial do Museu do Fado, com todos os protagonistas desta candidatura e os maiores valores vivos do fado.

A RTP Memória, programou de 2ª a 6ª feira, para as tardes de novembro, um espaço dedicado aos Fados - «FADOS DE PORTUGAL» e continua com o espaço habitual de Fados, dos domingos ao fim da tarde.

Já a RTP Internacional irá emitir «FADO MAIOR» uma série emitida diariamente composta por uma seleção de fados.

Assim, durante todo o mês de novembro, na RTP1, RTP2, RTP Internacional, RTP Memória, Antena 1 e Antena 1 Fado pede-se silêncio, que se vai cantar... o Fado.