Filipa Azevedo vai interpretar «Há dias assim», da autoria do jornalista Augusto Madureira, logo na primeira das duas semifinais do 55º Festival Eurovisão da Canção, que decorre em Oslo, capital da Noruega.

A representante portuguesa sobe ao palco da Telenor Arena, a 25 de Maio, para disputar a meia-final com 17, dos 39 países a concurso na edição 2010, uma das mais participadas de sempre.

O Festival Eurovisão da Canção decorrerá em duas semifinais, a 25 e 27 de Maio, ambas com 17 países concorrentes. Daqui, serão eleitas 20 canções (dez em cada semifinal) para a grande final que será transmitida em directo, a 29 de Maio, pelos canais associados à União Europeia de Radiodifusão (UER), entre eles a RTP.

A 29 de Maio, serão avaliadas 25 canções, ou seja, as 20 eleitas nas semifinais, as quatro com assento cativo na final e a canção do país anfitrião, a Noruega. As «Big 4», como são conhecidas, pertencem à França, Alemanha, Reino Unido e Espanha, os países que «mais contribuem» para o Eurofestival.

Após uma final controversa no Campo Pequeno, Filipa Azevedo irá enfrentar, na Noruega, uma arena com capacidade para 20 mil pessoas e milhões de telespectadores distribuídos pela Europa.

Portugal não foi o único país a eleger o representante à Eurovisão com polémica. Em Espanha, quatro concorrentes foram expulsos por terem apresentado as músicas antecipadamente (antes de 1 de Outubro) e a favorita ficou em segundo lugar. Um dos concorrentes, John Cobra, brindou mesmo o público com insultos e gestos obscenos que embaraçaram a TVE, na transmissão do directo.

Pela primeira vez, além da final, as semifinais do Festival Eurovisão da Canção irão contar com a participação do público que poderá votar por telefone. A selecção das dez músicas será feita através da soma de 50 por cento do voto do público e 50 por cento dos júris especializados de cada país.

O Festival de Oslo terá como tema «Partilha o Momento», para sublinhar o facto de ser «a única data do ano, na Europa, em que cerca de 125 milhões de pessoas fazem exactamente a mesma coisa, exactamente à mesma hora», explica Hasse Lindmo, produtor do concurso para a NRK, televisão norueguesa, em entrevista ao Eurovision.tv.

Para a organização do evento, o governo norueguês e a UER contam investir 25.3 milhões de euros, um número inferior aos 43 milhões de euros do Festival Eurovisão da Canção 2009, realizado em Moscovo.

Veja, ou reveja, abaixo os melhores momentos do apuramento da canção portuguesa.