A RTP reuniu-se esta terça-feira, 7 de novembro, com a organização do Festival Eurovisão da Canção, no Oceanário de Lisboa. Na conferência de imprensa foram apresentadas as linhas gerais e a narrativa do festival de 2018.

"All aboard" é o slogan do festival que se realiza pela primeira vez em Portugal. O design da Eurovisão vai ser inspirado no mar e na história portuguesa.

Na conferência de imprensa foi ainda partilhado o logótipo do Festival Eurovisão da Canção e nove sub-logótipos, todos inspirados no mar.

"Estamos preparados e é uma grande oportunidade para Portugal, para o setor da música e para a RTP", sublinhou Gonçalo Reis, à RTP3. "A Eurovisão é a Web Summit da música. É um grande evento internacional e que muitos países querem organizar", frisou o presidente executivo da Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

"Estamos a tentar fazer o que o Salvador Sobral fez no ano passado", disse ainda o presidente da RTP, sublinhando que será um festival que vai apostar na simplicidade. "Vai ser a Eurovisão mais económica dos últimos 10 anos e talvez uma das mais criativas de sempre", acrescentou.

Gonçalo Madaíl, da Direção de Programas da RTP, revelou ainda que são esperadas 42 delegações e mais de 30000 participantes na edição portuguesa da Eurovisão, sublinhando que será um "grande momento de afirmação" para Lisboa e para o país.

Durante as semifinais e a final da Eurovisão, vários artistas portugueses vão subir ao palco do festival.

Na conferência de imprensa foi também anunciado que os bilhetes serão colocados à venda ainda este mês.

Na edição de 2018 da Eurovisão haverá uma passadeira vermelha especial, que em Portugal será azul, junto ao MAAT, em Lisboa.

A Eurovisão 2018 vai contar ainda com nove espetáculos, anunciou Gonçalo Madaíl - duas semifinais, uma final, três júri shows (na noite anterior às semifinais e à final) e três family shows (na tarde das semifinais e da final). Segundo a RTP, estão ainda a ser preparados vários eventos sociais para "fazer viver o evento na cidade".

De 4 a 13 de maio, o Terreiro do Paço, em Lisboa, vai receber a vila Eurovisão.

A 63ª edição do Festival Eurovisão da Canção vai realizar-se no Parque das Nações, espaço que incluiu várias infraestruturas e onde se insere a Altice Arena, em Lisboa, a 8, 10 (semifinais) e 12 (final) de maio de 2018.

eurovisão

Em Portugal, custos abaixo da média

Portugal pode entrar na história da Eurovisão, organizando o festival da canção a custos inferiores à média dos últimos cinco anos, que ronda os 25 milhões de euros, defendeu o investigador Jorge Mangorrinha, em declarações à agência Lusa.

Para o professor universitário, investigador, autor e coordenador de vários estudos sobre os festivais da canção, o Eurofestival, em Portugal, deve ser organizado “criativamente, com base num orçamento mais baixo do que a média dos últimos cinco anos, para que se quebre a tendência para valores elevados, e até para que, no futuro, todos possam ser capazes de sediar” o acontecimento.

Slogans dos últimos anos:
2010 - Share The Moment
2011 - Feel Your Heart Beat
2012 - Light Your Fire
2013 - We Are One
2014 - #JoinUS
2015 - Building Bridges
2016 - Come Together
2017 - Celebrate Diversity