A ação desenrola-se nas duas Alemanhas, a Federal (RFA), no Ocidente, e a Democrática (RDA), a leste, governada por um regime totalitário/fantoche controlado pela União Soviética e isolada por detrás da Cortina de Ferro. No centro do enredo está um jovem militar (Jonas Nay), da RDA, que é forçado a infiltrar-se em Bona, capital da RFA, junto de uma alta patente militar daquele país.
Isto ocorre durante a era do presidente norte-americano Ronald Reagan e a ameaça de um ataque nuclear entre os Estados Unidos e a U.R.S.S., quando o exército americano desejava estacionar mísseis balísticos com caráter dissuasor na RFA contra um eventual ataque de Moscovo.
Este thriller de espionagem tem seis episódios e é uma autêntica cápsula temporal. Trata-se de um retrato apurado de época, a começar pelos cenários e passando pelo figurino e uma banda sonora cheia de canções que fazem parte da memória da década de 1980.
"Deustchland 83" concilia lindamente a tensão dramática, política e militar com o constante suspense reforçado por personagens trabalhados e melindrados pelas suas ações perante a iminência do fim do mundo...
Comentários