A oscarizada estrela de "Forrest Gump" continua a ter um lugar especial no coração dos americanos, liderando a lista dos seus atores preferidos, de acordo com a sondagem da Harris Poll. Na lista de 2015 também entram três mulheres.
O icónico vilão afinal terá um papel muito maior do que se esperava em “Rogue One: A Star Wars Story”, o primeiro de uma antologia de filmes com outras histórias da galáxia muito distante.
Com cópias a circularem de "The Revenant" e "Os Oito Odiados" antes da estreia nas salas, Hollywood avança para os visionamentos digitais. Mas ainda existem resistências.
Após grande polémica, o documentário francês "Salafistes" foi proibido para menores de 18 anos na França por incluir imagens de propaganda do Estado Islâmico (EI).
"O Caso Spotlight" está a ser comparado com "Os Homens do Presidente" pelo retrato notável do poder que pode ter uma investigação desenvolvida por jornalistas na imprensa escrita. Nesta era dominada pelas imagens, eis alguns dos melhores filmes e jornalistas que passaram pelas "velhas" redações.
As estrelas reforçaram ainda mais o seu estatuto como as mais nomeadas na história dos prémios máximos do cinema francês. Os principais filmes candidatos passaram no Festival de Cannes.
As semanas são de filmes dos Óscares. Depois de “The Revenant”, chega às salas portuguesas “O Caso Spotlight”, o drama sobre a investigação de um escândalo de pedofilia no seio da Igreja Católica de Boston que está na corrida aos prémios da Academia.
No seu último número, a bíblia da indústria cinematográfica admite que, à semelhança dos estúdios e agências de talentos, emprega poucas pessoas que não sejam brancas.
O debate sobre a diversidade racial nos Óscares continua aceso depois de nenhum artista negro ter sido nomeado, mas há personalidades notáveis que ao longo da história dos prémios chegaram lá. Estas são 75 das mais mediáticas.
O Festival de Sundance, nos Estados Unidos, tornou-se o local perfeito para o cinema independente apresentar os seus filmes e documentários, na esperança de assegurar um espaço relevante entre as estreias de cinema do ano.
Uma investigação revelou a desconfortável tendência que está a afetar as heroínas da Disney: são as estrelas dos filmes, mas à sua volta gravitam principalmente personagens masculinas.
Do clássico "Apocalypse Now" ao nomeado para 12 Óscares "The Revenant", alguns filmes são o resultado de condições de trabalho muito complicadas, realizadores obcecados pelos detalhes, atores loucos e muitas batalhas de egos.
Apesar da brutal tempestade que paralisou a costa leste dos EUA, “The Revenant: O Renascido”, com Leonardo DiCaprio, conseguiu assumir o primeiro lugar entre os filmes mais vistos.
Charlotte Rampling, nomeada para o Óscar de Melhor Atriz por "45 anos", acrescentou que atores negros podem não ter sido suficientemente bons para chegar às nomeações.
A sequela do grande sucesso de James Cameron não vai chegar às salas de cinema na temporada que estava prevista. Três sequelas vão ser feitas ao mesmo tempo, mas estão sem data de estreia.
Estrelas como Ellen Page, Rachel Weisz, Viggo Mortensen, Kate Beckinsale, Michelle Williams, Daniel Radcliffe e a cantora Selena Gómez protagonizam alguns dos títulos que serão vistos no importante festival americano de cinema independente.