A caminho dos
Óscares 2016
Ao contrário do ano passado, quando Kristen Stewart fez história quando se tornou a primeira americana candidata e depois premiada nos César, não existem grandes surpresas nas nomeações para a 41ª cerimónia do principal prémio do cinema francês conhecidas esta quarta-feira de manhã em Paris.
Duas lendas do cinema francês, Gérard Depardieu e Isabelle Huppert, que já ganharam o César duas e uma vez, estão juntos novamente em "Valley of Love" e conseguiram a 17ª e 15ª nomeação das suas carreiras, aumentando a sua vantagem como os atores mais nomeados de sempre.
O filme é um dos muitos candidatos aos prémios que saíram do Festival de Cannes, onde tiveram a apresentação mundial. E curiosamente um dos mais nomeados é "Trois Souvenirs De Ma Jeunesse", de Arnaud Desplechin, que ficou de fora de forma controversa da corrida à Palma de Ouro, sendo remetido para a secção secundária dos realizadores: surge em 11 categorias.
Com o mesmo número encontra-se "Marguerite", de Xavier Giannoli, filme do Festival de Veneza que já teve estreia comercial em Portugal, onde Catherine Frot é uma mulher da alta sociedade com grande paixão pela música, mas que apesar de toda a alma com que canta, é terrivelmente desafinada.
"Mustang", de Deniz Gamze Erguven, candidato da França ao Óscar de Melhor Filme, tem nove nomeações, as mesmas de "Dheepan", de Jacques Audiard. Ambos passaram em Cannes e o segundo recebeu mesmo a Palma de Ouro.
Para além de Depardieu, Huppert e Frot, as categorias da interpretação reúnem estrelas como Vincent Lindon ("La Loi du Marché"), Fabrice Luchini ("L'Hermine"), Jean-Pierre Bacri ("La Vie Très Privée de Monsieur Sim"), Vincent Cassel e Louis Garrel ("Mon Roi"), Catherine Deneuve, Benoit Magimel e Sara Forestier ("La Tête Haute"), Cécile de France ("La Belle Saison"), Agnès Jaoui ("Comme Un Avion") e Karin Viard ("21 Nuits Avec Pattie").
O grande sucesso "O Principezinho", exibido em Portugal no início de dezembro, parte com vantagem na categoria de animação e nos filmes estrangeiros estão o campeão dos Óscares "Birdman" e ainda "O Flho de Saul", "Mia Madre" (Nanni Moretti), "Táxi de Jafar Panahi", "Le Tout Nouveau Testament" e "A Juventude" (Paolo Sorrentino).
Michael Douglas irá receber um César de Honra pela carreira na cerimónia marcada para 26 de fevereiro no Théâtre du Châtelet.
Comentários