A Associação de Estudantes Lusófonos em Newark e o Consulado Geral de Portugal realizam em Abril um ciclo de cinema lusófono na comunidade, com obras de Manoel de Oliveira, Sérgio Trefaut e do jovem realizador local Yuri Alves.
Foi em filmes como «A Corda» e «O Desconhecido do Norte-Expresso», de Alfred Hitchcock, que se tornou célebre mas cedo deixou as luzes de Hollywood para seguir uma carreira no palco e na televisão. O actor Farley Granger morreu, aos 85 anos.
A curta-metragem «Alfama», do realizador João Viana, conquistou o Grande Prémio na 12º edição do Festival Internacional do Filme de Aubagne. O júri distinguiu o filme português entre 65 curtas a concurso, oriundas de 29 países.
Cinco documentários, cinco olhares sobre Casal da Boba, no concelho da Amadora. A novidade é que são olhares de dentro, de jovens que vivem no bairro e que participam no projeto Kê Li Kê Lá.
Logan Lerman, Luke Evans, Ray Stevenson e Matthew Macfadyen vão ser D'Artagnan e os três mosqueteiros, numa nova versão do romance assinada por Paul W.S.Anderson. O primeiro trailer já está na internet.
Foi entre filmes comemorativos dos 100 anos da República e uma performance que cruzou dança e animação que «Piercing 1», do chinês Liu Jian, venceu ontem à noite o grande prémio da Monstra.
Um dos filmes mais incontornáveis da história do cinema animado e uma das obras-primas absolutas de Hayao Miyazaki, apresentado pela primeira vez em cinema em Portugal.
A favela Nova Brasília, localizada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, recebeu hoje a inusitada presença dos actores Anne Hathaway, apresentadora da cerimónia dos Óscares deste ano, e a de Jesse Eisenberg, protagonista de «A Rede Social».
Há quem use as mais avançadas tecnologias e as três dimensões na animação e depois há quem use...alfinetes. Um dos poucos animadores que usam esta técnica passou por Lisboa para dar um workshop sobre animação "pinscreen".
A estreia na longa-metragem de um nome histórico da animação russa, Garri Bardin, que aqui recria a célebre história do «Patinho Feio», de Hans Christian Anderson.
O mais recente filme de Manoel de Oliveira, «O Estranho Caso de Angélica» será exibido na China em Abril, durante o 1º Festival Internacional de Cinema de Pequim, disse hoje à agência lusa fonte da organização do certame.
Chris Evans vai encarnar o Capitão América no filme «Captain America: The First Avenger», que chegará aos ecrãs de todo o mundo no final de Julho. O primeiro trailer acaba de chegar à internet.
Thelonious Monk, Cole Porter, Charlie Parker e Dizzy Gillespie são alguns dos nomes cuja música surge no filme de animação «Chico & Rita», realizado pelo oscarizado Fernando Trueba.
Em destaque na semana de estreias de cinema está o mais recente filme do realizador de «Notting Hill». «Manhãs Gloriosas» junta no elenco Harrison Ford, Diane Keaton e Rachel McAdams.
Portugal vai ter este ano uma Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, tal como existe nos EUA, Espanha ou França, para «dignificar o cinema e os seus profissionais», disse à Lusa um dos promotores do projecto, Paulo Trancoso.
De «A Nobreza Corre nas Veias» a «Espelho Quebrado», passando por «Cleópatra», «Gata em Telhado de Zinco Quente» e «Um Lugar ao Sol», recordamos os mais célebres filmes de Elizabeth Taylor.
«Uma actriz maravilhosa», «uma personalidade cheia de força» e «uns olhos violeta extraordinários» são algumas das frases usadas por João Botelho, António Pedro Vasconcelos e Isabel Ruth para descrever Elizabeth Taylor.
Imortalizada em filmes como «Cleópatra» e «Gata em Telhado de Zinco Quente», Elizabeth Taylor, uma das mais lendárias actrizes da história do cinema, faleceu hoje de madrugada, de insuficiência cardíaca.
É a primeira longa-metragem chinesa totalmente independente, produzida, escrita, animada e realizada por uma só pessoa, Liu Jian. «Piercing 1» tem vencido vários prémios internacionais, incluindo no Cinanima.
Um dos melhores filmes animados japoneses da actualidade, assinado pelo muito elogiado Mamoru Hosoda, que com ele venceu pela segunda vez o Prémio da Academia Japonesa para Melhor Animação do Ano.
Com o espectáculo multimédia Pika Pika, uma selecção de filmes holandeses e a apresentação de Luís Franco-Bastos, a cerimónia de abertura da Monstra encheu o Cinema São Jorge e o SAPO foi ver como tudo se passou.
Embora fosse conhecido essencialmente pela sua actividade jornalística, na rádio, na imprensa e na televisão, Artur Agostinhotambém teve uma carreira paralela de actor, geralmente com pequenos papéis mas que ficaram na memória.
Um documentário imperdível sobre o realizador argentino que dirigiu as primeiras longas-metragens de animação da história, hoje consideradas desaparecidas.