Linda Woolverton, que assinou os argumentos de
«A Bela e o Monstro»,
«O Rei Leão» e a versão de
Tim Burton de
«Alice no País das Maravilhas», está actualmente a terminar o guião de
«Maleficent», uma versão em imagem real de
«A Bela Adormecida», protagonizada pela bruxa má da versão da Disney, pela perspectiva da qual o filme será contado.

O imenso sucesso que a Disney está actualmente a ter precisamente com
«Alice no País das Maravilhas», uma nova versão em imagem real de
um dos seus clássicos de animação, voltou a colocar os holofotes sobre este filme, que também apresentará um olhar diferente sobre um dos clássicos da casa, «A Bela Adormecida». Tim Burton já demonstrou interesse no projecto, mas com «Dark Shadows» e «A Família Addams» na sua agenda, só deverá dar a certeza quando vir o argumento final.

Por seu turno,
Angelina Jolie, actualmente a rodar
«The Tourist», com
Johnny Depp, não tem outros projectos no horizonte, e, segundo o «LA Times», tem estado muito activamente a rondar o projecto, com o objectivo de ficar com o papel principal.

Ao contrário de
«Alice no País das Maravilhas», cuja existência não depende do filme da Disney, podendo ser lido como uma sequela directa dos livros de Carroll, «Maleficent» dependerá quase de certeza da película do estúdio do Rato Mickey, já que o título é composto pelo nome que foi criado para dar nome à bruxa má do filme de 1959, não tendo a personagem qualquer nome no conto original de Charles Perrault.

No filme da Disney, Maleficent é uma feiticeira poderosa que coloca na princesa Aurora a maldição de morrer no 16º aniversário ao picar o dedo numa roca de fiar. O bruxedo é alterado por uma fada boa, que induz a jovem a um sono profundo até ser acordada pelo beijo do primeiro amor. Maleficent é reconhecida como uma das más da fita mais conseguidas do elenco de vilões da Disney, com a sua transformação final em dragão a garantir um dos momentos mais emblemáticos da filmografia do estúdio.

A reconversão de um clássico feita a partir da perspectiva da personagem de má da fita teve recentemente muito êxito no musical
«Wicked», em que a história de
«O Feiticeiro de Oz» é apresentada pelo ponto de vista da Bruxa Má do Oeste.