Centenas de pessoas começaram a concentrar-se na véspera em Trafalgar Square, onde estará a carpete vermelha que receberá os actores
Daniel Radcliffe,
Emma Watson e
Rupert Grint.

O cinema onde será feita a projecção situa-se em Leicester Square, onde habitualmente são feitas as antestreias dos filmes, mas os responsáveis e autoridades consideraram que o espaço era pequeno. Por isso decidiram fazer a chegada em Trafalgar Square, cuja ligação a Leicester Square será a réplica de Diagon Alley, a rua com as lojas dos feiticeiros descrita nos livros e reproduzida nos filmes.

«Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 2» chega oficialmente às salas portuguesas a 14 de Julho e é o oitavo e último filme da saga.

A adaptação aos cinemas do último livro com o mesmo nome, publicado em 2007, foi dividida em duas partes, tendo a primeira estreado em 2010.

Estima-se que os sete livros da série Harry Potter escritos por
J.K. Rowling tenham vendido mais de 400 milhões de cópias e traduzidos em 69 idiomas. Já os filmes terão produzido, de acordo com os estúdios Warner Bros., receitas de 6,4 mil milhões de dólares (4,4 mil milhões de euros).

A «Pottermania» conheceu uma nova dimensão quando, no ano passado, abriu um parque de diversões em Orlando, na Florida, dedicado ao mundo de Harry Potter.

A autora lançou recentemente uma página de internet, baptizada de «Pottermore», para vender as versões digitais das obras.

SAPO/Lusa