A agência Associated Press noticia que, esta tarde, funcionários retiraram o tapete vermelho que costuma acompanhar as grandes estreias de cinema da porta de uma sala destinada à exibição do filme, nos Campos Elísios, no centro da capital francesa, depois do cancelamento da sessão ter sido anunciado. Alguns funcionários, acrescenta a agência de notícias, retiraram também do espaço uma grande máscara de Batman que adornava a fachada do edifício.

A notícia surge na sequência do massacre efetuado por um homem mascarado num cinema da cidade norte-americana de Aurora, no estado do Colorado, na sessão da meia-noite que marcava a primeira exibição de
«O Cavaleiro das Trevas Renasce», o novo filme de Batman.

O indivíduo, que estaria a usar um capacete, óculos de proteção um colete à prova de balas, terá aberto fogo com uma caçadeira imediatamente a seguir aos trailers em duas sessões lotadas, e terá lançado também uma bomba de fumo ou de gás lacrimogéneo.

A polícia deteve imediatamente o agressor no parque de estacionamento do local, sem que este oferecesse qualquer resistência. Confirmou-se depois tratar-se de um jovem de 24 anos, chamado
James Holmes, um estudante de medicina da Universidade do Colorado que deixou os estudos em Junho último. Não se conhece qualquer ligação do indivíduo a organizações terroristas.

Uma fonte do Hotel Bristol, na Cidade-Luz, onde os protagonistas do filme estão hospedados, afirmou que as estrelas estão «devastadas com a notícia».
Christian Bale,
Anne Hathaway,
Morgan Freeman e
Marion Cotillard terão já desmarcado as entrevistas que tinham agendadas para hoje.

A Warner Bros., produtora do filme «O Cavaleiro das Trevas Renasce», afirmou em comunicado que «estamos profundamente entristecidos com a notícia deste incidente chocante. Enviamos os nossos mais sinceros sentimentos às famílias e amigos das vítimas nesta hora trágica».