"A Favorita" é o grande vencedor das nomeações para os BAFTA, os prémios da Academia de Cinema e Televisão Britânica popularmente conhecidos como os "Óscares britânicos".

Com estreia nas salas portuguesas confirmada para 7 de fevereiro, a comédia dramática que conta a história de duas mulheres (Rachel Weisz e Emma Stone), que na Inglaterra do início do século XVIII disputam a atenção da frágil rainha inglesa Ana (Olivia Colman) arrecadou 12 nomeações esta quarta-feira de manhã em Londres.

Na corrida para Melhor Filme terá a concorrência de "Assim Nasce Uma Estrela", "BlacKkKlansman: O Infiltrado", "Green Book" e "Roma".

Os BAFTA são um indicador importante na corrida aos prémios mais famosos do cinema pois as duas Academias partilham um grupo significativo de votantes: a votação para definir as nomeações está a decorrer até segunda-feira e será conhecida dia 23.

Segundo as estatísticas, desde que os Óscares aumentaram o número de candidatos a Melhor Filme em 2009, 41 dos 45 nomeados pelos BAFTA repetiram a nomeação.

No ano passado, "A Forma da Água" foi o mais nomeado, mas os BAFTA deram o prémio principal a "Três Cartazes à Beira da Estrada".

A grande distância de "A Favorita", com sete nomeações, surgem "Roma", "Assim Nasce Uma Estrela", "Bohemian Rhapsody" e "O Primeiro Homem na Lua". O ranking inclui a seguir "Vice" com seis nomeações, "BlacKkKlansman: O Infiltrado" com cinco e "Green Book" e "Cold War: Guerra Fria" com quatro.

Curiosamente, o vencedor do Globo de Ouro para Melhor Filme em Drama não foi nomeado para Melhor Filme nos BAFTA, mas apenas para Melhor Filme Britânico ao lado de "Beast", "A Favorita", "McQueen", "Bucha & Estica" e "Nunca Estiveste Aqui".

"Roma" surge na categoria a Melhor Filme Estrangeiro juntamente com "Cafarnaum" (Líbano), "Cold War" (Polónia), "Dogman" (Itália) e "Shoplifters" (Japão).

Para Melhor Realização ficou de fora Peter Farrelly por "Green Book", substituído pelo polaco Pawel Pawlikowski por "Cold War", mas os restantes repetem a categoria de Melhor Filme: Bradley Cooper ("Assim Nasce Uma Estrela"), Spike Lee ("BlacKkKlansman"), Alfonso Cuarón e Yorgos Lanthimos ("A Favorita").

Assim Nasce Uma Estrela

Para Melhor Ator estão Christian Bale (Vice"), Bradley Cooper ("Assim Nasce Uma Estrela"), Rami Malek ("Bohemian Rhapsody"), Viggo Mortensen ("Green Book") e Steve Coogan ("Bucha & Estica"), enquanto nas atrizes tudo passa por Glenn Close ("A Mulher"), Lady Gaga ("Assim Nasce Uma Estrela"), Olivia Colman ("A Favorita"), Melissa McCarthy ("Can You Ever Forgive Me?") e, na única grande surpresa, Viola Davis ("Viúvas") e não Emily Blunt ("O Regresso de Mary Poppins").

O grupo de atores e atrizes secundários junta Adam Driver ("BlacKkKlansman"), Mahershala Ali ("Green Book"), Richard E. Grant ("Can You Ever Forgive Me?"), Sam Rockwell ("Vice"), Timothée Chalamet ("Beautiful Boy"), Amy Adams ("Vice"), Claire Foy ("O Primeiro Homem na Lua"), Margot Robbie ("Maria, Rainha dos Escoceses") e Emma Stone e Rachel Weisz ("A Favorita").

Para Melhor Filme de Animação apenas estão na corrida "The Incredibles 2", "Ilha dos Cães" e "Homem-Aranha: No Universo Aranha".

"Black Panther", que tem recolhido várias nomeações e prémios, apenas teve uma nomeação, para efeitos visuais.

A 72.ª edição dos prémios BAFTA vai realizar-se a 10 de fevereiro no Royal Albert Hall, em Londres.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.