Esta sexta-feira, o sindicato dos produtores de cinema nos EUA (Producers Guild of America, PGA), revelou a lista de nomeações para os melhores filmes e programas de televisão (e streaming) de 2018.

Nas categorias de cinema, os prémios dos PGA são um importante indicador do que pensam os profissionais do interior de Hollywood e antecipam as prováveis escolhas da Academia que atribui os Óscares: os organizações partilham muitos dos membros e também o processo de votação.

Os premiados serão conhecidos a 19 de janeiro, três dias antes de serem divulgados os nomeados para os Óscares.

Essencialmente, os dez nomeados são filmes dirigidos ao grande público que passam por vários e populares géneros: "A Favorita", "Green Book - Um Guia Para a Vida" e "Vice" chegam às nossas salas nas próximas semanas, mas "Assim Nasce Uma Estrela", "Black Panther", "BlacKkKlansman: O Infiltrado", "Bohemian Rhapsody", "Um Lugar Silencioso" e "Roma" já foram vistos pelos espectadores portugueses.

Apenas um dos nomeados não fez cinema por cá: "Crazy Rich Asians / Asiáticos Doidos e Ricos", a comédia romântica que foi uma grande sensação no verão norte-americano.

Nos 29 anos dos prémios, mais dos 75% dos nomeados entraram subsequentemente na corrida ao Óscar principal e nunca houve um filme que tivesse ganho a estatueta sem ter sido nomeado pelos PGA.

No ano passado, as duas organizações escolheram "A Forma da Água" como o Melhor Filme e nas dez edições anteriores só não coincidiram duas vezes: "A Queda de Wall Street" e "La La Land" foram os melhores de 2015 e 2016 para os PGA, enquanto a Academia preferiu "O Caso Spotlight" e "Moonlight".

Os maiores prejudicados pela ausência nas mais recentes nomeações dos PGA foram "O Primeiro Homem na Lua", "O Regresso de Mary Poppins" e várias produções do cinema independente americano, com destaque para "If Beale Streat Could Talk", de Barry Jenkins, realizador de "Moonlight".

Nas nomeações para Melhor Filme de Animação não existem surpresas: "The Grinch", "The Incredibles 2: Os Super-Heróis", "Ilha dos Cães", Ralph vs Internet" e "Homem-Aranha: No Universo Aranha".

Os destaques nas nomeações do pequeno ecrã...

Os PGA também anunciaram uma longa lista de nomeações para os programas de TV ou streaming.

"The Americans", "Better Call Saul", "The Handmaid’s Tale", "Ozark" e "This Is Us" são as escolhas na corrida a Melhor Série Dramática.

Nas comédias surgem "Atlanta", "Barry", "GLOW", "The Good Place" e "The Marvelous Mrs. Maisel".

"American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace", "Escape at Dannemora", "Maniac", "The Romanoffs" e "Sharp Objects" concorrem para Melhor Minissérie.

Destaque ainda em televisão para os programas de variedades ou "talk-shows", onde estão vários que se podem ver em Portugal ou "online": "The Daily Show with Trevor Noah", "Last Week Tonight with John Oliver", "The Late Show with Stephen Colbert", "Real Time with Bill Maher" e "Saturday Night Live".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.