A obra dos irmãos
Mário e Pedro Patrocínio foi a vencedora na categoria Melhor Filme Internacional Direitos Humanos e vai ser exibida na 7ª edição do
Artivist Film Festival, a decorrer até 4 de Dezembro em Hollywood, Los Angeles. Criado em 2003, este é o maior festival de cinema do mundo inteiramente dedicado aos direitos humanos e dos animais e à preservação do ambiente.
Depois da estreia mundial no Festival do Rio 2010 em Setembro e antes da estreia em Portugal que deverá acontecer no inicio de 2011,
«Complexo – Universo Paralelo» será exibido no emblemático Egyptian Theatre, em Hollywood, no dia 3 de Dezembro e no Tribeca Cinemas em Nova Iorque no dia 11 de Dezembro.
Diaky Diaz, fundador e produtor executivo do festival, afirma que «com a urbanização a aumentar em todo o globo, mais e mais pessoas vivem em grandes guetos. Filmes como este permitem-nos realmente olhar para essas zonas com compaixão e forçar-nos a reflectir sobre o que podemos fazer para tornar melhor a vida dos nossos semelhantes».
O realizador Mário Patrocínio dedicou o prémio a «todos aqueles que atravessam hoje um momento difícil no Rio de Janeiro, e em particular no Complexo do Alemão, onde a polícia acaba de entrar numa complicada mas bem sucedida operação que está a ser seguida no mundo inteiro».
«Esta situação pela qual passámos também durante a rodagem causa-nos uma enorme angústia e o nosso desejo é que não haja mais vítimas inocentes», acrescentou o cineasta.
O filme documental versa o dia-a-dia dos moradores do Complexo do Alemão, o maior aglomerado de favelas da América Latina, localizado na cidade do Rio de Janeiro, e foi desenvolvido ao longo de três anos.
Mas o projecto não se fica só pelo filme. «Complexo – Universo Paralelo» inclui também um plano social de intervenção directa no Complexo do Alemão, a cargo da ONG portuguesa TERRA DOS SONHOS. Actualmente em fase de captação de recursos, este projecto vai servir de forma directa a população das favelas, especialmente crianças e jovens.
A 7ª edição do Artivist Film Festival, que já projectou mais de 400 filmes de cerca de 60 países de todo o mundo, desenrola-se este ano entre as cidades de Nova Iorque (8 a 11 de Dezembro), Londres, Rio de Janeiro, além de Los Angeles.
Comentários