As produtoras portuguesas de animação Fly Moustache e Sardinha em Lata participam hoje no Cartoon Fórum, em Toulouse (França), em busca de financiamento para projetos de uma curta-metragem e de uma série para crianças.
O Cartoon Fórum, que hoje começa, é considerado a maior mostra europeia de séries de animação para televisão e plataformas de streaming, sendo ainda atribuídos vários prémios.
Entre os 75 projetos de curtas-metragens e séries de animação que procuram financiamento e parcerias estão duas produções portuguesas: “As sombras do bosque”, com realização de João Carrilho, pela Fly Moustache, e “O rei Gastão”, de Diogo Viegas, pela Sardinha em Lata.
“As sombras do bosque” é inspirado num livro infantil de Estrela Lourenço e é protagonizado por Sasha, uma menina que se muda da cidade para o campo, onde encontrará misteriosas criaturas numa floresta.
Pensada para crianças entre os 7 e os 9 anos, a curta-metragem de 26 minutos tem argumento de Nuno Soler e realização de João Carrilho, fundador da produtora Fly Moustache.
“O rei Gastão” é um projeto de série de 13 episódios, para um público entre os 5 e os 7 anos, sobre um monarca que tentar construir o melhor reino de todos os tempos para ele e para os amigos, mas que está sempre a tentar encontrar soluções para os planos fracassos, refere a sinopse da produtora Sardinha em Lata.
O projeto é assinado por Diogo Viegas, autor brasileiro da série televisiva “O diário de Alice” e que coassina o argumento com Steve Middleton.
No Cartoon Fórum, que termina na quinta-feira, vão estar mais de 260 potenciais compradores, distribuidores, investimentos e outros profissionais do setor audiovisual, produção e streaming.
De entre os projetos que serão dados a conhecer neste fórum, a organização constava algumas tendências de produção, nomeadamente que “um número significativo de projetos conta histórias cuja perspetiva é a das mulheres e raparigas, com personagens femininas fortes e em papéis de protagonismo”.
Há ainda um aumento de interesse em abordar temas da atualidade, políticos, ambientais, sobre diversidade e inclusão.
Os 75 projetos a apresentar no Cartoon Fórum representam 388 horas de conteúdos de animação, com um orçamento total de 350,7 milhões de euros. França é o país com o maior número de produções presentes, com 36 projetos.
Sessenta por cento dos projetos selecionados são em animação 2D e a média de orçamento por projeto é de 4,7 milhões de euros.
Este ano, a Itália é o país em destaque no Cartoon Fórum, três anos depois de os holofotes terem estado apontados para a produção portuguesa.
Comentários