Marvel Studios
Carol Danvers é uma piloto da Força Aérea dos EUA que se transforma numa das heroínas mais poderosas da galáxia em “Capitão Marvel (Captain Marvel)", que estreia em todo o mundo na primeira semana de março, em Portugal no dia 6.
Além de ser protagonizado por uma mulher, a oscarizada Brie Larson, o filme também é marcado por uma preponderância de mulheres no projeto atrás das câmaras, desde a co-realizadora Anna Boden (em parceria com Ryan Fleck) às argumentistas Geneva Robertson-Dworet e Jac Schaeffer e à autora da banda sonora Pinar Toprak.
Mas, no grande ecrã, as super-heroínas marcaram sempre presença no Universo Cinematográfico Marvel. A mais popular de todas elas, sempre de uniforme justo e movimentos acrobáticos, será Natasha Romanoff, a Viúva Negra (encarnada por Scarlett Johansson), que foi também a primeira a surgir, logo em “Homem de Ferro 2”.
A todo-poderosa Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), com capacidades telepáticas e telequinéticas, deu nas vistas logo a seguir em “Vingadores: A Era de Ultron” e nunca mais deixou a equipa de heróis.
E como ninguém deve ser avaliado pelo tamanho, a diminuta Vespa (Evangeline Lilly), após provar o que valia em “Homem-Formiga”, vestiu o uniforme que a torna todo-poderosa na respetiva sequela, em que até consegue partilhar o título e o protagonismo com o herói: “Homem-Formiga e a Vespa”.
Isto sem esquecer que a própria Pepper Potts (Gwyneth Paltrow), presente desde o filme fundador “Homem de Ferro”, acaba por ganhar poderes especiais em “Homem de Ferro 3”, que alguns rumores insistem que voltará usar no futuro “Vingadores: Endgame”.
No espaço sideral, a letal Gamora (Zoe Saldana), é uma figura central nas aventuras dos “Guardiões da Galáxia” e não faltam também poderes a Valquíria, a que Tessa Thompson dá vida em “Thor: Ragnarok”, com a qual consegue ombrear com o herói titular não só força física como em bebidas consumidas. Também nos dois primeiros filmes de “Thor” surge a guerreira Sif (Jaimie Alexander), como uma das espadachins mais poderosas de Asgard.
Sem poderes mas igualmente poderosas
Mas mesmo sem poderes, muitas figuras femininas fortes têm brilhado no Universo Cinematográfico Marvel. Por conta da S.H.I.E.L.D., deu nas vistas a enérgica agente especial Maria Hill (Cobie Smulders), como presença regular nos vários filmes da série, bem como a agente Peggy Carter (Hayley Atwell), a surgir logo durante a Segunda Guerra Mundial em “Capitão América: O Primeiro Vingador” e a encabeçar depois a série televisiva “Agente Carter”, tornando-se assim uma das figuras femininas mais proeminentes do universo Marvel no grande e no pequeno ecrã.
A sua sobrinha Sharon Carter (Emily VanCamp), também agente da SHIELD, surgirá mais a frente e acabará por tornar-se um interesse romântico do Capitão América.
Inteligência é também o que não tem faltado às mulheres da Marvel. Uma das mais brilhantes é a cientista Jane Foster (Natalie Portman), que surgiu nos dois primeiros filmes de “Thor” em parelha com Chris Hemsworth.
Mas a mais genial de todas é ainda uma adolescente de 16 anos, capaz de criar toda a tecnologia da super-desenvolvida cidade africana de Wakanda em “Black Panther”: Shuri (Letitia Wright), a irmã mais nova de T’Challa, uma personagem feminina notável num filme que não tem falta delas, nomeadamente as poderosas guerreiras Nakia (Lupita Nyong’o) e Okoye (Danai Gurira) e a rainha Ramonda (Angela Bassett).
E no pequeno ecrã?
As heroínas do universo Marvel não brilham só no cinema: vale a pena espreitar a série de televisão mais diretamente ligada ao Universo Cinematográfico Marvel, em que as mulheres também têm uma preponderância verdadeiramente invulgar.
Já a caminho da sexta temporada, “Os Agentes da S.H.I.E.L.D.” gira em torno de um grupo de personagens dividida de forma igual entre homens e mulheres, geralmente em favor das últimas.
A jovem Agente Daisy “Skye” Johnson (Chloe Bennet) passa de pirata informática a aprendiz e torna-se uma heroína com poderes sobrenaturais com o nome de código de Quake; a veterana Melinda May (Ming-Na Wen, a voz de Mulan na versão original) é a super-letal especialista em artes marciais; Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge) é a genial especialista em ciências da equipa; e Bobbi Morse (Adrianne Palicki) uma agente especial também exímia em combate corpo a corpo, ex-infiltrada na organização criminosa Hydra.
“CAPITÃO MARVEL (CAPTAIN MARVEL)": ESTREIA MUNDIAL 6 DE MARÇO.
Comentários