O Fundão recebe, entre sexta-feira e segunda-feira, mais uma edição dos "Encontros Cinematográficos", que incluem a apresentação de vários filmes e a participação de realizadores, encenadores e programadores, segundo anunciou a organização.

Entre os participantes, estão os nomes dos realizadores Marta Mateus, Pierre-Marie Goulet, Pablo Llorca e Ana Luísa Guimarães, o ator e encenador Luís Miguel Cintra e o ex-diretor da Cinemateca Espanhola Miguel Marías.

A iniciativa é organizada pela Câmara do Fundão e pela Associação Luzlinar em colaboração da Universidade da Beira Interior e da Cinemateca Portuguesa. As sessões têm entrada livre.

"À semelhança dos encontros anteriores, pretende-se reunir um grupo heterogéneo de cineastas, críticos, programadores, académicos, estudantes e cinéfilos, persistindo em revelar um conjunto de propostas cinematográficas singulares", refere uma nota de imprensa deste município do distrito de Castelo Branco.

Os "Encontros" abrem na sexta-feira, com "Farpões Baldios" de Marta Mateus e fecham, no dia 30, com o clássico "Douro, Faina Fluvial", de Manoel de Oliveira, que é musicado ao vivo num recital de Bruno Belthosier, que também representa uma homenagem a este realizador.

Um dos pontos portes do programa tem lugar no sábado, com a evocação de Michel Giacometti, que conta com uma projeção especial na Igreja Matriz de Aldeia de Joanes da série "Povo que Canta". O evento segue, depois, para a Moagem, com as projeções de "Polifonias - Paci è saluta, Michel Giacometti" e "Encontros" de Pierre-Marie Goulet, bem como com uma conversa aberta que contará com testemunhos de Fernando Paulouro, de Virgínia Dias e de Manuel Rocha.

Domingo à tarde, o realizador Pablo Llorca, o ator Luís Miguel Cintra e o antigo diretor da Cinemateca Espanhola Miguel Marías vão estar à conversa, a seguir à projeção dos filmes "Uno de los dos no puede estar equivocado" e "Espelho Mágico", este de Manoel de Oliveira.

À noite, no Centro Comercial Cidade Nova, será apresentado o livro "Uma Viagem pelo Cinema Americano" (A.23 Edições) de João Palhares e José Oliveira, que termina com uma sessão surpresa. Segunda-feira à tarde, será apresentado o filme "Nuvem", de Ana Luísa Guimarães.