O Festival Internacional de Cinema Queer cumpre 20 anos em setembro, em Lisboa, e a celebração contará com uma retrospetiva dedicada ao realizador britânico Derek Jarman, que morreu em 1994, anunciou a organização.

O Queer Lisboa decorrerá de 16 a 24 de setembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa. Está garantida ainda uma segunda edição do Queer Porto, em outubro.

Em Lisboa a abertura dar-se-á com a estreia nacional de "Absolutely Fabulous: The Movie", de Mandie Fletcher, que transpõe para cinema a série britânica de comédia "Absolutamente Fabulosas", protagonizada por duas mulheres (Jennifer Saunders e Joanna Lumley).

Depois de Lisboa, o filme fará, a 8 de outubro, o encerramento do Queer Porto, no Rivoli.

O programa do Queer Lisboa deste ano será especial e incluirá, na Cinemateca, “uma ampla retrospetiva” de mais de 40 filmes de Derek Jarman, “um dos nomes maiores da história do cinema queer”, com a inclusão de curtas-metragens, em formato Super 8, recentemente descobertas e restauradas, e de um documentário experimental sobre os Orange Juice.

Além dos filmes, a Cinemateca acolherá ainda um debate com algumas pessoas ligadas à obra de Derek Jarman, como o produtor James Mackay e Keith Collins, antigo parceiro de Jarman e ator em alguns dos filmes.

O Queer Lisboa 20 irá ainda mostrar, em sessão de encerramento, o filme “Looking: The Movie”, realizado por Andrew Haigh para o canal norte-americano HBO.

No Porto, onde o Queer decorrerá de 5 a 9 de outubro, sabe-se que haverá um ciclo desenhado em torno da expressão “New Queer Cinema”, com alguns dos filmes mais representativos desse movimento cinematográfico, que surgiu há 25 anos.

Esse ciclo incluirá, por exemplo, “Mala Noche” (1985), primeira longa-metragem de Gus Van Sant, “Veneno” (1991), de Todd Haynes, e "Swoon - Colapso do Desejo" (1991), de Tom Kalin.

O Queer Lisboa e o Queer Porto têm um orçamento de 140 mil euros.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.