O festival, que decorre na Suíça, desde a passada quarta-feira, e que encerra no próximo sábado, conta com seis filmes portugueses em competição, entre os quais se conta também a longa-metragem "Correspondências", de Rita Azevedo Gomes.
"O ornitólogo" e "Correspondências" competem pelo prémio máximo do festival, o Leopardo de Ouro.
"Correspondências" é uma interpretação das cartas escritas entre Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen, durante o exílio, desde os anos 1950 aos 1970. "O ornitólogo" é uma ficção sobre um investigador cuja vida sofre uma mudança durante um trabalho de campo numa floresta.
A competição de curtas-metragens conta com a animação "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, "Setembro", de Leonor Noivo, "À noite fazem-se amigos", de Rita Barbosa, e "Um campo de aviação”, filme experimental de Joana Pimenta.
A presença portuguesa em Locarno conta ainda com quatro outros filmes, exibidos fora de competição: "Longe", de José Oliveira, "A brief history of princess X", de Gabriel Abrantes, “O corcunda”, que este rodou com Ben Rivers, e “O cinema de Manoel de Oliveira e eu”, de João Botelho.
Na corrida ao Leopardo de Ouro está também “Jeunesse”, do realizador francês Julien Samani, que tem coprodução portuguesa, tendo sido rodado em Portugal, com técnicos e atores portugueses.
Da programação de Locarno, fazem ainda parte "Comboio de sal e açúcar", do moçambicano Licínio de Azevedo, numa coprodução com Portugal, e "Rio Corgo", uma produção luso-suíça, de Maya Kosa e Sérgio da Costa.
Além da exibição de "O ornitólogo", Miguel Honrado assistirá igualmente, na quarta-feira, à apresentação de “Rio Corgo”, de Maya Kosa e Sérgio da Costa, e de “Estilhaços”, de José Miguel Ribeiro, de acordo com informação do seu gabinete.
Comentários