"Adú", o segundo filme do realizador espanhol Salvador Calvo, lidera as nomeações para os prémios espanhóis de cinema Goya, numa edição sem portugueses entre os nomeados, anunciou hoje a Academia de Cinema de Espanha através dos atores Dani Rovira e Ana Belen.

O filme "Mosquito", de João Nuno Pinto, era candidato uma nomeação na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano, enquanto "Vitalina Varela", de Pedro Costa, concorria na categoria de Melhor Filme Europeu, mas nenhum dos dois chegou às nomeações finais.

Na 35.ª edição dos Goya, o filme mais nomeado é "Adú", disponível na Netflix, que conta três histórias estruturadas pela de uma criança que foge dos Camarões para a Espanha, candidato a 13 Goyas, incluindo Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento Original e Melhor Ator Revelação, para Adam Nourou.

"Akelarre", uma história de época sobre bruxas no País Basco, de Pablo Agüero, e "Las niñas", sobre um grupo de adolescentes na Espanha dos Jogos Olímpicos de 1992, por Pilar Palomero, receberam nove nomeações cada.

Além de "Adú" e "Las niñas", concorrem ao prémio de Melhor Filme "Ane", de David Pérez Sañudo, "La Boda de Rosa", de Icíar Bollaín, e "Sentimental", de Cesc Gay.

Para Melhor Filme Ibero-Americano estão indicados "El Agente Topo", de Maite Alberdi, (Chile), "El Olvido que Seremos", de Fernado Trueba, (Colômbia), "La Llorona", de Jayro Bustamante (Guatemala), e "Ya no estoy aquí", de Fernado Frías (México).

Os filmes "Corpus Christi - A Redenção", de Jan Komasa, "Falling - Um Homem Só", de Viggo Mortensen, "J'Acuse - O Oficial e o Espião", de Roman Polanski, e "O Pai", de Florian Zeller, estão nomeados para melhor filme europeu.

A 35.ª edição dos Goya decorrerá a 6 de março em Málaga, numa cerimónia na qual estarão apenas presentes os nomeados e o anfitrião Antonio Banderas.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.